Valquiria Oppormann da Nóbrega
07 anos: Campeã do Projeto Soletrando da área rural: Polo 221
O Projeto Soletrando aconteceu na
Escola Belarmina Soares na Vila Bela Vista - km 221 da Br 230 onde
envolveu cerca de 400 alunos da escola sede e de escolas anexas do Polo
221 que contem 16 escolas no total. Um projeto inovador que foca o
incentivo da leitura, da escrita e da oralidade dos discentes
integrantes do mesmo. Soletrando começou no 1º Semestre de 2014 e teve
sua grande final dia 11 de Agosto onde se comemora o dia do estudante no
Brasil. A grande final aconteceu no Centro de Formação Bom Jesus e
contou com a presença de alunos das escolas envolvidas, dos membros da
equipe diretiva da escola anfitriã e de seus funcionários, assim como
representantes da SEME (Edilene Avellar - PNAIC) e Daiusa Marques
(Secretária Adjunta de Ensino). Em sua execução, o projeto ja foi
um sucesso, mas reservando para a grande final o momento mais
emocionante.....Após cumprir as etapas estabelecidas previamente pelo
regulamento do projeto, a grande final mostrou que "tamanho não
significa muita coisa" quando o assunto é "conhecimento" e
"estudo"....Valquiria Oppormann da Nobrega nascida em 2007 com apenas 07
anos desbancou mais de 400 alunos participantes do projeto e mostrou
sua garra, sua força de vontade e pra que veio para o Soletrando.... Ela
estuda na
Escola Mec Seduc km 235 na Vicinal do Nonato (não é uma aluna da escola
sede do polo 221). .Ela (07 anos de idade) pequena, minúscula.....chega a
grande final e surpreendentemente ganha o titulo de Campeã do
Soletrando 2014 numa prova de alto conhecimento na área de letras....
PARABÉNS - PARABÉNS - PARABÉNS garota - menina - guria ....ou como
queiram lhe chamar....Hoje vc e a CAMPEÃ DO SOLETRANDO 2014....um
exemplo a ser seguindo, um incentivo a educação inigualável..... Os
organizadores estão de parabens pelo projeto nesta escola que sempre
mostrou que "quando queremos" fazemos a diferença......Belarmina Soaras:
D"Avila da Conceição e Celson Almeida e toda equipe organizadora.....A
SEME fica orgulhosa de tal iniciativa que serve de vitrine para a
educação de qualidade que nós lutamos para ofertar ao município de
Placas.
SONHAR !!!!! Sonhamos com uma educação de excelência para todos e nosso
foco alfa é este mesmo: Educar para a vida, ..... Queremos aqui
compartilhar a fala deste grande educador Paulo Freire que vem embasar
nossas colocações ..... relevantes ao "sonho de uma educação de
excelência para todos"
Paulo Freire: ....
Ai daqueles que pararem com sua
capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai
daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanha pelo
profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um
passado de exploração e de rotina.
Veja mais em: http://pensador.uol.com.br/paulo_freire
Daiusa Marques
Secretária Adjunta de Ensino
Edilene Avellar
Orientadora PNAIC - Placas
Esquerda para direita
Elissandra (professsora) Daiusa (Secretária Adjunta de Ensino) Daliane
(professora) D"Avila (Diretora da Escola Belarmina Soares)
Fonte: Escola Belarmina Soares - Edilene Avellar - Rede Social (facebook) e WhatSaap....
SEME Placas: Juntos Somos mais fortes....
Secretário: Marcelo Leal
Veja o Projeto Soletrando na Integra abaixo:
E. M. E. F BELARMINA SOARES - PROJETO SOLETRANDO 2014
APOIO:
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
MARCELO WILTON RODRIGUES LEAL
DIREÇÃO
D’ÁVILA DA SILVA CONCEIÇÃO
CELSON ALMEIDA LUIS
APRESENTAÇÃO
A
Escola Municipal “Belarmina Soares” está priorizando, entre suas ações, a
formação dos educandos porque acredita que a esperada requalificação da escola
pública depende de aluno bem preparado intelectual, emocional e afetivamente.
Nesse sentido, notamos que um eventual empecilho para esta real melhora
educacional deve-se, em grande parte, à Deficiência Ortográfica dos alunos,
principalmente agora que teremos que adequar ao Novo Acordo Ortográfico da
Língua Portuguesa.
JUSTIFICATIVA
A
escrita faz parte da vida de todos nós seres humanos, desde que se lia, através
de símbolos. As letras estão por toda parte, em livros, placas, outdoors,
embalagens, e nós como cidadãos temos que estar atentos para ler, interpretar e
escrever ortograficamente correto.
A
nossa língua Portuguesa é regida pela gramática, cheia de regras que muitas
vezes nos confundem pela semelhança de letras, pela quantidade de acentos e
outras peculiaridades desta língua.
A
escola precisa além de apresentar aos alunos todas estas regras, prepará-los
para viver nesta sociedade tão diversificada, para isso é necessário atividades
que estimulem o uso correto das palavras, através de leituras, de atividades
lúdicas. Foi pensando nisto que a coordenadora da Escola Municipal preparou um
Campeonato de Soletração de palavras, onde serão trabalhadas todas as regras,
inclusive as novas regras ortográficas, de maneira divertida e competitiva o
que é muito instigante para os alunos.
OBJETIVO GERAL
-
Incentivar a ampliar o vocabulário através de uma competição saudável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-
Escrever de acordo com o nosso sistema ortográfico vigente (nova ortografia);
-
Aumentar o vocabulário;
-
Despertar o incentivo pela escrita correta;
-
Respeitar as falas regionais;
-
Compreender o significado das palavras e sua morfologia;
-
Fazer com que os alunos tenham mais facilidade na grafia correta das palavras;
-
Usar as novas tecnologias (computador);
METODOLOGIA
A
grafia das palavras na Língua Portuguesa não é muito simples e precisamos de
muito estudo para memorizá-la e entendê-la. O incentivo ao treino da escrita e
memorização ainda é a melhor maneira de fazer com que nossos alunos escrevam
melhor.
Nossas
dúvidas só aparecem quando as palavras são desconhecidas, pouco usadas ou mal
escritas. Palavras conhecidas não nos fazem perder tempo. O que nos faz saber
ortografia é a nossa memória visual. O que aprimora a nossa memória visual é o
bom habito da leitura.
Existe
uma crítica que todos nós fazemos ao velho sistema de ensino, onde tudo se
resumia em decoreba. Concordamos com aqueles que afirmam que decorar não é
ensino. É lógico que devemos incentivar o raciocínio e estimular a
criatividade, que é a capacidade de redigir e interpretar textos, mas para isso
nossos alunos também precisam escrever e falar corretamente, então através de
estudo de palavras nossos alunos se motivará a escrever corretamente, sem
perceber tal complexidade, pois estão brincando, competindo para melhor exercer
seu papel de aluno com competências e habilidades dentro da Língua Portuguesa.
Nesse
sentido, ainda poderão ficar por dentro do Novo Acordo Ortográfico da Língua
Portuguesa, ampliando ainda mais seus conhecimentos.
REGULAMENTO
- O
Campeonato de Soletração será uma competição entre os estudantes do Ensino
Fundamental (1.º, 2º, 3º e 4º Ano e 4ª
Série , 5ªA e B, 6ª A e B 7 ª A e B ,
8.ª série, EJA e Ens. Médio ( SOME ) da
Escola Municipal “Belarmina Soares”.
- A
1ª fase será realizada dentro da sala de aula, onde os professores farão a
disputa interna e 10 (DEZ ) alunos de
cada sala passarão para a próxima fase.
- As
palavras selecionadas para a competição serão das disciplinas trabalhadas
semestralmente e de uso habitual no ambiente escolar.
-
Podem participar todos os alunos que estiverem regularmente matriculados Nesta
Instituição de Ensino.
- O
Projeto terá como critério de seleção
por nível de Ensino (Fund.I, Fund.II e Ensino Médio).
- A
2ª fase será realizada no pátio da escola com os 10 (dez) melhores de cada
sala, sendo que, por eliminação, ficarão apenas 05 (cinco ) alunos de cada
turma.
- A
3ª fase será realizada no pátio da escola com os 05 (cinco) melhores de cada
sala, sendo que, por eliminação, ficarão apenas 03 (três ) alunos de cada turma.
- A
4ª fase será realizada no pátio da escola com os 03 (tres) melhores de cada
sala, sendo que, por eliminação, ficará apenas 01 (um ) alunos de cada turma
para a grande final.
- A
fase final será realizada em comemoração ao dia do estudante no pátio da
escola, no período vespertino com todos alunos finalistas, juntamente com os
alunos finalistas das escolas anexas .
PREMIAÇÃO:
Os
alunos classificados na
1ª
fase receberão certificados
4ª
fase receberão medalhas
1º
lugar (troféu e 01 tablet)
O professor do aluno vencedor ganhará um
troféu.
CRONOGRAMA
Dia:
24 de fevereiro DIVULGAÇÕES
Dia:
10/03/14 1ª fase (Período Matutino, Vespertino e
noturno)
Dia:
15/04/14 2ª fase
(Período Matutino e Vespertino)
Dia:
14/05/14 3ª fase (Período Matutino e Vespertino)
Dia:
19/06/14 4ª fase (Período Matutino e
Vespertino)
Dia:
11/08/14 Fase Final (Período
Vespertino)
RECURSOS HUMANOS
xxxx (dados privados)
RECURSOS MATERIAIS
xxxx (dados privados)
AVALIAÇÃO
A
avaliação será realizada durante todo o projeto, pois dela dependem os passos
seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.
Ao
final do projeto, todos os envolvidos no mesmo o avaliarão em relação a seu
êxito.
REGULAMENTO DA GRANDE FINAL
DIA 14 DE NOVEMBRO
1º. A grande FINAL será realizada no pátio da
escola com todos os alunos selecionados em cada série/ano escolar;
2º. Toda a comunidade escolar poderá assistir a grande final, que será
realizada no turno vespertino, mas ninguém poderá interferir no bom andamento
da competição;
3º. Quem sentir se prejudicado por
qualquer motivo deve recorrer à mesa julgadora e esta decidirá a medida a ser
tomada;
4º. A mesa julgadora será formada pelo professor regente, pelo diretor e
pelos coordenadores e/ou pela secretária. Estes poderão ser substituídos por
outro professor ou funcionário que não tenha parente competindo;
5º. Portanto na mesa julgadora deverá
ter no mínimo três (3) componentes mais o professor regente. Todos
receberão uma lista com as palavras em ordem alfabética para
acompanhamento;
6º. Um dos julgadores anotará numa
folha a palavra soletrada por cada aluno inclusive assinalando onde aconteceu o
erro. A folha será anexada ao relatório do projeto;
7º. Para que todos escutem com clareza
a palavra a ser soletrada pelo educando, haverá microfone no pedestal para o
aluno falar;
8º. O microfone estará perto da mesa
julgadora e o aluno será obrigado a
utilizar o microfone, desde que fale alto e de forma que possa ser entendido
pelos componentes da mesa julgadora; Se ocorrer qualquer problema técnico com o
som e os componentes da mesa não conseguir ouvir a palavra soletrada, o
educando terá nova oportunidade;
9º. Cada série /ano terá a sua própria
caixinha contendo palavras de acordo com o nível da turma (todas as palavras da
1ª e da 2ª, 3ª e 4ª etapa);
O professor regente ficará
responsável pela organização da caixinha e das palavras da turma;
10º. A competição iniciará por
série; As palavras a serem soletradas serão sorteadas na caixinha e pronunciada
pelo professor regente;
11º. Caso o aluno não entenda a palavra a ser soletrada poderá pedir
para repetir, mas antes de iniciar a soletração;
13º. Se o aluno começar a soletrar e pronunciar
a palavra ou perguntar qual é a palavra será desclassificado;
14º. O educando deverá repetir a palavra soletrá-la e ao terminar
tornar a repeti-la, indicando que concluiu;
15º. Se o aluno esquecer-se de pronunciar a palavra antes ou depois de
soletrar
não será prejudicado;
16º. O participante não poderá repetir a letra já soletrada e nem
silabar, caso aconteça, a soletração será considerada errada;
17º. A acentuação deverá ser pronunciada após a letra acentuada ser
soletrada;
18º. Se o aluno errar alguma letra, acento ou qualquer sinal gráfico
(cedilha, hífen, til, acento agudo, circunflexo, etc.) a soletração será
considerada errada;
19º. O aluno que errar será desclassificado. Se todos errarem
Passará para nova rodada de palavras a todos os participantes;
20º. A competição acabará quando encontrar os primeiros colocados (de
acordo com a classificação);
21º. Para critério de desempate haverá palavras
surpresas, as mesmas serão feitas pelo o professor que guardará sigilo absoluto
e só serão entregues na hora que encerrar a competição e não encontrar o
vencedor;
22.º O número de palavras surpresas serão 10 para 1º e 2º ano e 15 para 3º, 4º e 20 para 5ª a 8ª série e
Ensino Médio.
23º. A competição final será realizada com todos alunos finalistas no
mesmo turno e serão premiados do 1º ao 4º lugar
. Sendo: Os alunos classificados na 1ª, 2ª, e 3ª fase receberão certificados, 4ª
fase receberão medalhas, 1º lugar (troféu e 01 tablet)
O professor do aluno vencedor
ganhará um troféu
24º. Relatar no final da competição a premiação de cada um;
25.ºFicará a cargo da escola conseguir a premiação;
26.º Por fim os alunos finalistas e vencedores terão seus nomes e
classificação divulgados no mural e blog da escola.
FINANCEIRO
xxx (dados privados)
FONTE
FINANCIÁVEL
PDDE
Secretaria de Educação
D’Ávila da Silva Conceição
Diretora
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