quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Como ? Ja se deparou com esta pergunta ? Como seria ? Como poderia ? Uma visão teológica e filosofica do assunto.


Bom.....não cunhamos aqui estas palavras visualizando a realização utópica de seus (nossos) problemas, não seriamos audaciosos a ponto de apontar aqui um caminho tido como a receita correta para o não aparecimento de dúvidas em nossa vida humana. Queremos aqui apresentar portas para que você possa refletir melhor sobre suas dúvidas, sobre seus "COMOS" da vida....obedecendo ou respeitando sua crença, sua forma cética de ver o mundo hodierno...Seja qual for sua ótica de mundo, aqui apresentamos uma reflexão sobre ela....Vamos, juntos, refletir um pouco mais...."COMO" será nossa caminha por este estudo que começa agora? 

((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((*)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

COMO ?
Indagação que nos deparamos na rotina do dia e que nos enche de duvidas e nos leva a tomar decisão, muitas vezes equivocadas....ou acertadas....!!!!!  

Vamos ver COMO seria o (Como?) na visão teológica:

Estamos na era dos livros de assuntos diversos que correm pela web, que estão a cada esquina nas bancas, que estão na vitrina das livrarias más que, como se fosse um pacto, começam com a palavra COMO....Na rotina do dia nos deparamos enfaticamente com o cruel COMO?...E aí vem a dúvida pelo fato da indagação nos abrir um leque de possibilidades ou caminhos a trilhar referente a decisão a tomar....

Como seria se estivesse feito isso ou aquilo? Como seria se não tivesse feito algo que deu errado depois? Como seria se tivesse estudado? Como seria se tivesse levado a serio meus estudos? Como seria se tivesse prestado atenção no que meus pais falaram?  
Como seria se tivesse lido aquele livro do assunto que meu professor da Graduação inseriu na prova final?
E por aí vai....os COMO da vida...

Você pode encontrar quase todo tipo de "COMO" imaginável. Mas o que acontece quando você não encontra a resposta que mais precisa
  
O que você faz quando quer saber: Como fazer seus filhos viverem bem, como fazer seu cônjuge apreciá-lo ou como sobreviver à morte de um ente querido, e você não encontra uma resposta?
Quando o titulo dos livros de auto ajuda não lhe dão o que você busca desesperadamente, pense nestas alternativas:

Se você é cristão, lembre-se da promessa de Deu que nunca irá deixá-lo (Hebreus 13:05) "Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei."
 
 Compreenda a notável verdade e que o Espírito Santo ora por você. No livro de (Romanos: 08:26) diz que o Espírito entende as suas dificuldades quando você ainda nem consegue expressá-las e Ele ora ao Pai em seu favor.
Volte-se para Deus em meio à sua dificuldade, pois Ele é o refúgio e fortaleza. Quando as tribulações o abatem, o Pai está com você para acalmar os seus temores (Salmo 46:1,2) "1.Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. 2. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares"  
Com a ajuda de Deus, você poderá enfrentar até os desafios mais difíceis.
Quando avaliamos as coisas de nossa vida sobre a grandeza de Deus, os nossos problemas parecem menores.....

Se você é Cético, poderá acreditar no seu próprio potencial, estabelecer metas e lutar, com suas próprias forças para a soluçarão da sua duvida, a qual caminho tomar, e a qual resposta ofertar para sua incógnita, o cruel COMO? Como fazer? Como começar? Etc?
Vários autores de renome global falam sobre nossas cruéis dúvidas o que nos leva a solidificação do "COMO"
Para William Shakespeare a dúvida é uma porta de possibilidades que poderia nos levar a ganhar uma carrada de experiências:
 "Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar." (William Shakespeare)
 Para Bertrand Russel, a dúvida é uma dádiva (virtude) dos inteligentes, para ele as certezas da vida são bem mais passivas de nos levar ao erro do que as dúvidas:
"O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiotas estão cheias de certezas" (Bertrand Russel)

 Para Franklin Roosevelt, as dúvidas são uma barreira para nossas conquistas, para o alcance de nosso foco, ele afirma que quando temos um caminho traçado como um foco alfa a alcançar, não devemos ter dúvidas em trilhar o caminho de pedra, de areia, de qualquer que seja o piso, pois a alcance do nosso foco justifica a árdua caminhada:
"Os únicos limites das nossas realizações de amanhã são as nossas dúvidas e hesitações de hoje."(Franklin Roosevelt)

Más  de todos autores céticos, aqueles que acreditam no alcance de seu foco de vida através de sua próprias forças pessoais, que você não precisa de qualquer força  "Divina" para chegar a uma conquista, nada se compara a profundes das palavras de Friedrich Nietzsche. São palavras profundas, confundíveis, más ricas em sentidos, deste grande filosofo alemão:

"Nós perguntamos pelo valor dessa vontade.
Supondo que queremos a verdade: por que não, preferencialmente, a inverdade? E a incerteza? Ou mesmo a ignorância?
– O problema do valor da verdade se colocou diante de nós
– ou fomos nós que nos colocamos diante do problema?
Quem de nós aqui é Édipo? Quem a Esfinge? É um encontro, assim parece, de interrogações e pontos de interrogação. – E acreditariam em nós se por fim disséssemos que, segundo nos parece, o problema jamais foi colocado até agora – que fomos nós que o vimos, encaramos, ousamos pela primeira vez? Pois há uma ousadia nisso, e talvez não haja maior."

Trecho do Livro Além do Bem e do Mal: Pag. 21: Friedrich Nietzsche

Nietzsche vai mais longe quando afirma que sua VONTADE de fazer algo, que sua DÚVIDA é algo estritamente pessoal, e depende somente de você, para que alcance total do seu foco, que você não depende de quaisquer força externa que seja (Divina ou extra pessoal) para sua vitória ao êxtase.

“Como poderia algo se originar de seu oposto? Por exemplo, a verdade do erro? Ou a vontade de verdade da vontade de ilusão? Ou a ação desinteressada do interesse próprio? Ou a pura e solar contemplação do sábio a partir da concupiscência? Semelhante origem é impossível; quem sonha com isso, um louco, até algo pior; as coisas de supremo valor devem ter uma outra origem, própria– elas não podem ser deriváveis desse mundo transitório, sedutor, ilusório, baixo, dessa confusão de loucura e cobiça! Sua origem está antes no seio do ser, no eterno, no deus oculto, na ‘coisa em si’ – aí deve estar seu fundamento, e em mais nenhum outro lugar!”


Nietzsche ainda afirma em seu livro Além do Bem e do Mal que prefere uma carrada de possibilidades a um punhado de certezas. Talvez seja esta colocação a mais intrigante, más profunda na área da filosofia ou dos céticos sobre nossas dúvidas cruéis de cada dia....

Não vamos findar esse assunto secundário aqui tratado com ênfase ao notável e brilhante filosofo Nietzsche, não porque ele não mereça tal lisonjeio, más que queremos apresentar outras portas de reflexão sobre suas dúvidas, para isso buscamos grandes autores como Richard Bach, famoso pelo seu livro de auto ajuda (Fernão Campelo Gaivota: Longe é um lugar que não existe) que se tornou num best-seller (e aqui queremos fazer uma indicação para você que ainda não se deglutiu com esta obra prima da literatura mundial). 
"O importante não é se algo já está feito, mas que temos infinitas possibilidades de escolha. Nossas escolhas nos levam a experiências que nos fazem compreender que não somos as criaturas pequenas que parecemos ser." (Richard Bach)


"Consegui meu equilíbrio cortejando a insanidade. Tudo está perdido mas existem possibilidades," (Renato Russo)


"O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte."


 "...se amas alguém que esta distante, se queres estar perto de algo que esta muito longe, ...., já não estaria lá....já não estaria com seu amor, dentro do seu coração, em seus pensamentos, nas suas sensaçoes...ligados intimamente ao "alguém" pelo elo invisível, más concreto do sentimento mutuo....."
Livre interpretação de: Fernão Campelo Gaivota:Longe é um lugar que não existe: Richard Bach



Obrigado pela atenção:.......SEME:Juntos somos mais fortes
Autor: Lisvaldo César de Andrade Tomaela
Teólogo - Psicopedagogo

Fonte: 
Bíblia Sagrada: João Ferreira de Almeida - Edição atualizada
Assim Falava Zaratustra: Friedrich Nietzsche
Além do Bem e do Mal: Friedrich Nietzsche
Nosso Andar Diário: Igreja Batista - RBC Ministries, Grand Rapids - 2011
http://pensador.uol.com.br/frases - acessado em 21/08/14 ás 13:10 h
Fernão Campelo Gaivota:Longe é um lugar que não existe: Richard Bach


 A SEME Placas não vem aqui se posicionar a quaisquer ótica que seja sobre sua crença no alcance de suas metas, aqui apresentamos possibilidades de interpretações...e que você possa alargar seu leque de possibilidades de reflexão sobre o assunto. 

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário