MISSIVA
O maior desafio da
escola hodierna é ofertar aulas atraentes e educativas para nossos educandos
que possa desenvolver os alunos em todos os aspectos: Físico, cognitivo e sócio
efetivo.
VAGNO FERREIRA
Profissional em Educação Física
(UFPA)
Mentor do projeto Corrida de
Orientação
))))))))))))(*)((((((((((((
O projeto Corrida de
Orientação foi projetado pelo Profº Vagno Ferreira que sempre esteve preocupado
com a dilatação dos aprendizados de seus alunos além do quadro e giz, fazendo
assim de seu currículo algo inovador e atraente para sua clientela, que se efetua
em centenas de educandos adolescentes sedentos de novos aprendizados, mas com
uma releitura hodierna que traga o tradicionalismo da sala de aula para uma visão
além “quadro e giz”.. Assim sendo o docente projetou e efetuou neste dia 06 de
Novembro o supracitado projeto que aconteceu na vicinal do Ângelo, ás margens
do Rio Curuatinga onde o grupo passou o dia absorvendo uma gama ímpar de
conhecimentos sistemáticos acoplados de brincadeiras, socialização. Em fala ao
setor de impressa da PMP o mentor do projeto citou que px ano o mesmo irá
acontecer com sua estrutura dilatada com a adequação das mazelas encontradas e
a eficácia da aplicação. O mentor do projeto ainda enfatizou o apoio que
recebeu dos professores da Escola Almir Gabriel, assim como da equipe da SEME
Placas em especial Rodrigo Faleiro e Alex Oliveira, também destacou o apoio do Governo
Compromisso com o Povo.
OBJETIVO:
Oferecer aos alunos uma
pratica pedagógica diferenciada do tradicional
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Desenvolver trabalho em equipe;
Estimular a liderança;
Valorizar a cultura corporal
do educandos;
Oferta ao educandos a possibilidade
de uma maior orientação de tempo e espaço;
PARTICIPANTES
9º anos (duas equipes)
matutina e vespertina da Escola Almir Gabriel onde o profissional mentor do
projeto se efetua como docente da disciplina de educação física.
Coordenação: Vagno Ferreira
Metodologia
do projeto
Os alunos uso usaram a bússolas
para localizar a azimutes¹ dentro da Floresta Amazônica onde tiveram um ímpar
aprendizado sobre localização que abrangeu estudos profundos de matemática e geografia.
O projeto se tornou muito abrangente e receptivo pelos participantes, que
passaram o dia na vicinal do Ângelo onde a organização serviu almoço e merenda
para todos.
APOIO:
O projeto contou com o apoio
de toda comunidade, o Governo Compromisso com o Povo, da Secretaria de Educação
através de suas adjuntas, em especial a SALE que tem a frente o Secretaria
Adjunto Rodrigo Faleiro com sua equipe formada pelo Alex Oliveira entre outros.
O projeto contou também com participação da Secretaria de Saúde que cedeu um enfermeiro
para acompanha a efetuação do mesmo, o Conselho Tutelar de Placas também enviou
um representante para o local do evento.
COLABORAÇÃO:
Rubens Canisio;
Jose Roberto;
Valmor Garcia;
Sidney Pavlack;
Rodrigo Faleiro;
Alex Oliveira;
Marcione Rocha;
Marcia Silva;
Rilson Oliveira.
Alunos participantes do projeto na procura dos azimutes |
ANEXO INFORMATIVO
Disciplina de Educação Física: O que é?
Geralmente a Educação Física na escola é vista como
uma disciplina complementar, como se ela fosse menos importante do que
Matemática, História ou Língua Portuguesa. Será que é verdade? É preciso
compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo
escolar e que apresenta características próprias, como veremos a seguir.
O termo Educação Física pressupõe a ideia de
controle do corpo ou, ainda, de controle do físico. Educar, desde o século
XVII, é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal: a
separação proposta por Descartes, entre corpo e mente, torna-se base de todo o
processo educacional ocidental. Fato bastante visível nas salas de aula: o
corpo fica sentado e parado, sem “atrapalhar” o exercício de raciocínio e de
aprendizado feito pela mente.
A princípio, a Educação Física, quando
inserida no currículo escolar, era tida como um momento para a prática da
ginástica, com a finalidade de deixar o corpo saudável. Após muitas reformas na
própria ideia de Educação Física, atualmente ela é uma disciplina complexa que
deve, ao mesmo tempo, trabalhar as suas próprias especificidades e se
inter-relacionar com os outros componentes curriculares. Segundo os Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs), documento oficial do Ministério da Educação, a
Educação Física na escola deve ser constituída de três blocos:
Jogos, Ginásticas, Esportes e Lutas
|
Atividades rítmicas e expressivas
|
Conhecimentos sobre o corpo
|
________________________________________*
¹Azimute é uma medida de abertura angular cujo valor
em graus perfaz horizontalmente um círculo que vai do norte geográfico até a projeção de um alvo com o
horizonte (p.ex., a intersecção do brilho de uma estrela, refletido na
superfície mar, com o horizonte marítimo). Originalmente, representa uma
direção definida em função de sua separação angular a um ponto de origem, o Norte
astronômico.
O nome é de origem
árabe, de as-sumult, que significa: caminho ou direção1 .
Em Astronomia, é uma das coordenadas do sistema de coordenadas
horizontais, que mede a separação angular entre o vertical
que contém o Norte e aquele que contém o ponto da esfera celeste, na direção Leste-Oeste.
Em Navegação, o conceito de azimute geralmente é usado no
sentido de direção. Por convenção, no primeiro Quadrante, Azimute e Rumo têm o mesmo significado.
Em Topografia, o conceito de azimute é bastante utilizado em
levantamentos topográficos, onde o azimute é o ângulo entre o norte, e um ponto
levantado, ou entre o norte e um lado de um determinado polígono. Para se obter
o azimute, são utilizadas ferramentas topográficas como a Estação Total, que serve para medir a
distância da estação(que está em uma coordenada pré-determinada, pela norma
ABNT 13133) e o ponto a ser levantado, oferecendo assim o seu azimute, com o
norte pré-determinado.
Fontes:
Vagno Ferreira –
Mentor do projeto
Textos: Lisvaldo
Tomaela – SEME – PMP
Imagens: Edson
Azevedo
Wikipédia.com.br
Alunos participantes do projeto na hora da descontração (intervalo do almoço com um banho nas agua refrescantes do Rio Curuatinga) |
CITAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINA ATRAVÉS DO CORPO O QUE VOCÊ NÃO É CAPAZ DE DIZER
COM PALAVRAS OU EXPLICAR EM NÚMEROS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário