sexta-feira, 7 de novembro de 2014

CORRIDA DE ORIENTAÇÃO - Profº Vagno Ferreira




 
Profº Vagno Ferreira - Dando instruções aos alunos participantes do projeto
MISSIVA

O maior desafio da escola hodierna é ofertar aulas atraentes e educativas para nossos educandos que possa desenvolver os alunos em todos os aspectos: Físico, cognitivo e sócio efetivo.

VAGNO FERREIRA
Profissional em Educação Física (UFPA)
Mentor do projeto Corrida de Orientação
 
Equipe de organizadores do projeto com Profº Vagno o mentor da Corrida de Orientação
))))))))))))(*)((((((((((((

O projeto Corrida de Orientação foi projetado pelo Profº Vagno Ferreira que sempre esteve preocupado com a dilatação dos aprendizados de seus alunos além do quadro e giz, fazendo assim de seu currículo algo inovador e atraente para sua clientela, que se efetua em centenas de educandos adolescentes sedentos de novos aprendizados, mas com uma releitura hodierna que traga o tradicionalismo da sala de aula para uma visão além “quadro e giz”.. Assim sendo o docente projetou e efetuou neste dia 06 de Novembro o supracitado projeto que aconteceu na vicinal do Ângelo, ás margens do Rio Curuatinga onde o grupo passou o dia absorvendo uma gama ímpar de conhecimentos sistemáticos acoplados de brincadeiras, socialização. Em fala ao setor de impressa da PMP o mentor do projeto citou que px ano o mesmo irá acontecer com sua estrutura dilatada com a adequação das mazelas encontradas e a eficácia da aplicação. O mentor do projeto ainda enfatizou o apoio que recebeu dos professores da Escola Almir Gabriel, assim como da equipe da SEME Placas em especial Rodrigo Faleiro e Alex Oliveira, também destacou o apoio do Governo Compromisso com o Povo.


OBJETIVO:
Oferecer aos alunos uma pratica pedagógica diferenciada do tradicional

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Desenvolver trabalho em equipe;
Estimular a liderança;
Valorizar a cultura corporal do educandos;
Oferta ao educandos a possibilidade de uma maior orientação de tempo e espaço;

PARTICIPANTES
9º anos (duas equipes) matutina e vespertina da Escola Almir Gabriel onde o profissional mentor do projeto se efetua como docente da disciplina de educação física.

Coordenação: Vagno Ferreira

Metodologia do projeto

Os alunos uso usaram a bússolas para localizar a azimutes¹ dentro da Floresta Amazônica onde tiveram um ímpar aprendizado sobre localização que abrangeu estudos profundos de matemática e geografia. O projeto se tornou muito abrangente e receptivo pelos participantes, que passaram o dia na vicinal do Ângelo onde a organização serviu almoço e merenda para todos.

APOIO:
O projeto contou com o apoio de toda comunidade, o Governo Compromisso com o Povo, da Secretaria de Educação através de suas adjuntas, em especial a SALE que tem a frente o Secretaria Adjunto Rodrigo Faleiro com sua equipe formada pelo Alex Oliveira entre outros. O projeto contou também com participação da Secretaria de Saúde que cedeu um enfermeiro para acompanha a efetuação do mesmo, o Conselho Tutelar de Placas também enviou um representante para o local do evento.

COLABORAÇÃO:
Rubens Canisio;
Jose  Roberto;
Valmor Garcia;
Sidney Pavlack;
Rodrigo Faleiro;
Alex Oliveira;
Marcione Rocha;
Marcia Silva;
Rilson Oliveira.



Alunos participantes do projeto na procura dos azimutes


ANEXO INFORMATIVO

Disciplina de Educação Física: O que é?

Geralmente a Educação Física na escola é vista como uma disciplina complementar, como se ela fosse menos importante do que Matemática, História ou Língua Portuguesa. Será que é verdade? É preciso compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias, como veremos a seguir.
O termo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle do físico. Educar, desde o século XVII, é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal: a separação proposta por Descartes, entre corpo e mente, torna-se base de todo o processo educacional ocidental. Fato bastante visível nas salas de aula: o corpo fica sentado e parado, sem “atrapalhar” o exercício de raciocínio e de aprendizado feito pela mente.
A princípio, a Educação Física, quando inserida no currículo escolar, era tida como um momento para a prática da ginástica, com a finalidade de deixar o corpo saudável. Após muitas reformas na própria ideia de Educação Física, atualmente ela é uma disciplina complexa que deve, ao mesmo tempo, trabalhar as suas próprias especificidades e se inter-relacionar com os outros componentes curriculares. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento oficial do Ministério da Educação, a Educação Física na escola deve ser constituída de três blocos:

Jogos, Ginásticas, Esportes e Lutas
Atividades rítmicas e expressivas
Conhecimentos sobre o corpo


________________________________________*

¹Azimute é uma medida de abertura angular cujo valor em graus perfaz horizontalmente um círculo que vai do norte geográfico até a projeção de um alvo com o horizonte (p.ex., a intersecção do brilho de uma estrela, refletido na superfície mar, com o horizonte marítimo). Originalmente, representa uma direção definida em função de sua separação angular a um ponto de origem, o Norte astronômico.
O nome é de origem árabe, de as-sumult, que significa: caminho ou direção1 .

Em Astronomia, é uma das coordenadas do sistema de coordenadas horizontais, que mede a separação angular entre o vertical que contém o Norte e aquele que contém o ponto da esfera celeste, na direção Leste-Oeste.

Em Navegação, o conceito de azimute geralmente é usado no sentido de direção. Por convenção, no primeiro Quadrante, Azimute e Rumo têm o mesmo significado.

Em Topografia, o conceito de azimute é bastante utilizado em levantamentos topográficos, onde o azimute é o ângulo entre o norte, e um ponto levantado, ou entre o norte e um lado de um determinado polígono. Para se obter o azimute, são utilizadas ferramentas topográficas como a Estação Total, que serve para medir a distância da estação(que está em uma coordenada pré-determinada, pela norma ABNT 13133) e o ponto a ser levantado, oferecendo assim o seu azimute, com o norte pré-determinado.


Fontes:
Vagno Ferreira – Mentor do projeto
Textos: Lisvaldo Tomaela – SEME – PMP
Imagens: Edson Azevedo
Wikipédia.com.br



Alunos participantes do projeto na hora da descontração (intervalo do almoço com um banho nas agua refrescantes do Rio Curuatinga)



CITAÇÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINA ATRAVÉS DO CORPO O QUE VOCÊ NÃO É CAPAZ DE DIZER COM PALAVRAS OU EXPLICAR EM NÚMEROS.







Nenhum comentário:

Postar um comentário