ANA: O que é?
A avaliação está
direcionada para as unidades escolares e estudantes matriculados no 3º ano do
Ensino Fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização, e insere-se no
contexto de atenção voltada à alfabetização. A Avaliação Nacional da
Alfabetização – ANA produzirá indicadores que contribuam para o processo de
alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Para tanto, assume-se uma
avaliação para além da aplicação do teste de desempenho ao estudante,
propondo-se, também, uma análise das condições de escolaridade que esse
estudante teve, ou não, para desenvolver esses saberes. Assim, a estrutura
dessa avaliação envolve o uso de instrumentos variados, cujos objetivos são:
aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e
alfabetização em Matemática das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do
ensino fundamental e as condições de oferta das instituições às quais estão
vinculadas.
OBJETIVOS
Ø Avaliar o nível de alfabetização dos educandos no 3º ano do ensino
fundamental;
Ø Produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino;
Ø Concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das
desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas
diretrizes da educação nacional.
Participação:
Participação:
A ANA é censitária, portanto, será
aplicada a todos os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental. No
caso de escolas multisseriadas, será aplicada a uma amostra.
CARACTERÍSTICAS
A avaliação
utilizará os seguintes instrumentos: questionários contextuais e teste de
desempenho.
Será aplicada anualmente.
APLICAÇÃO
A aplicação e a
correção serão feitas pelo INEP. Considera-se apropriado que o professor
regente de classe esteja presente à aplicação.
PLACAS
Em Placas, a ANA aconteceu em 2013 nas
escolas Ana Faleiro, Almir Gabriel, Irani de Andrade, Belarmina Soares, Mec
Seduc km 200 A (Lote dez) , Mec Seduc km 197 A (Macanã), Mec Seduc km 170 A (
Ouro Verde), Padre Antonio (Novo Paraiso) e Mec Seduc 230 D (Polo do 221).
EM 2014 A ANA EM
PLACAS
Acontecerá
entre 17 e 27 de Novembro nas seguintes escolas:
> Ana
Faleiro – 03 turmas: 17 e 18 de Novembro
F3M901 – F3T901 – F3T902
> Belarmina
Soares – 01 turma: 17 e 18 de Novembro
F3M901
> Almir
Gabriel – 2 turmas: 19 e 20 de Novembro
F3M901 – F3T901
> Mec
Seduc km 200 A – 01 turma: 19 e 20 de Novembro
F3M901
> Irani
de Andrade – 01 turma: 24 e 25 de Novembro
F3M901
> Tancredo
Neves- 01 turma: 26 e 27 de Novembro
F3M901
Histórico em Placas
Em 2013 as turmas fizeram a prova ANA em
metodologia atípica da de 2014 haja vista que a mesma foi feita por amostragem
onde o MEC escolhia algumas escolas que tinha o ciclo de alfabetização (3º ano)
para efetivar a avaliação. As turmas eram divididas em dois grupos, sendo que
um fazia matemática e outra língua portuguesa.
E, 2014 a metodologia difere de 2013 quando
todas as escolas que tenham 3º ano irão efetuar a avaliação e todos os alunos
irão efetuarem tanto a prova de matemática como a de português, para isso o
tempo foi dilatado para dois dias de aplicação para cada turma inscrita.
Daiusa Marques (secretária adjunta de ensino) Coordenadora em Placas da ANA.
Marcelo Leal (secretário municipal de educação) Placas - Pará
FONTE
MEC
SEME Placas
Daiusa Marques - secretária adjunta de
ensino/Placas – Pará
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