segunda-feira, 11 de abril de 2016

Seminários de Educação do Campo - CFRP - Acadêmicos da UFPA Julimar de Jesus e Vagno de Souza



Autoridades presentes com professor da UFPA e acadêmicos promotores do evento.



Seminários de Educação do Campo

Casa Familiar Rural de Placas (CFRP)

 Promovido pelos acadêmicos da Universidade Federal do Pará (UFPA)

 Julimar de Jesus e Vagno de Souza




Julimar de Jesus (camisa branca) e Vagno de Souza (camisa azul)


A CFRP 

A Escola Casa Familiar Rural de Placas funciona desde 2006 na vicinal 57 Casada e este ano letivo de 2016 funciona com turmas de fundamental (49 alunos) e médio (ainda sem dados por estar em verificação pois inicia dia 11/04) A Pedagoga Jaci de Souza é a Coordenadora Pedagógica assim como também a presidente local da ACAFARP (Associação das Casas Familiar Rural). Os professores que atuam na CFRP são Graciele, Eliezio, Paulo, João Morai e Aldléia.
A CFRP atua no modalidade de ensino atípica da área urbana, pois efetua sua educação de forma de semi-internato na pedagogia de alternância dentro da educação do campo.

Jardelane e |Junior Souza (este último é membro da Diretoria da CFRP)
Pátio interno da CFRP

Pátio interno da CFRP
Pátio interno da CFRP

O seminário

Os acadêmicos em educação do campo, pela UFPA de Altamira, Julimar de Jesus e Vagno Souza, na efetuação de uma atividade acadêmica de diagnostico da educação do campo em seu município, efetuaram uma ampla pesquisa da situação desta modalidade de ensino na CFRP e apresentaram de forma plausível e com muita competência, o resultado em um seminário que reuniu várias autoridades municipais neste dia 09 de Abril (sábado) onde contou com a presença da Secretária Adjunta de Ensino Célia Alves (Célinha), do presidente do STTR Placas Reginaldo Soares, do Secretário de Agricultura José Filho, do Profº da UFPA (Cientista Social) Mário José, da supervisora da CFRP Jaci Souza, dos Técnicos da Secretaria de Educação José Milton e Lisvaldo Tomaela. 

Acadêmico Julimar de Jesus
Acadêmico Vagno de Souza

Próximos Seminários

Próximos seminários: Dia 16 de Abril (Acadêmica Jéssica de Souza) na Esc. 235 C (Vicinal da Sessenta) , Dia 30 de Abril (Acadêmicas Juliana Pereira e Silviane Carneiro) Nas Escolas 200 A de manhã e 200 D a tarde) (Obs: Todos horários ás 08 ás 12:00 h e quando a tarde de 14 ás 18:00 h) Público Alvo: Pais de alunos, alunos e funcionários em geral... Foco da atividade acadêmica: Diagnosticar as características da educação do campo em Placas, focando os aspectos: Forma de produção das familiais do campo, currículos e projetos politico pedagógica, formações continuada e mais.... 


Grupo de Trabalho do evento
Grupo de Trabalho do evento
Grupo de Trabalho do Evento
Grupo de Trabalho do evento
Grupo de Trabalho do evento


Apoio Municipal aos Seminários


Apoio na logística geral de cada evento assim como envio de Técnicos da Seme para prestigiar, participar e registra o evento.

Célia Alves (Célinha) Secretária Adjunta de Ensino em fala aos presentes no evento


Técnicos da Secretaria de Educação presentes no evento
Reginaldo Soares (Pte do STTR) e Emerson Luis (Coordenador Municipal de Educação do Campo)

Prof da UFPA Mário José

Logística do evento: As competentes cozinheiras que prepararam o excelente almoço servido após o término do evento. 
José Filho - Secretário Municipal de Agricultura


Projeto dos Acadêmicos na integra


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO ALTAMIRA
FACULDADE DE ETNODIVERSIDADE
CURSO LICENCIATURA EDUCAÇÃO DO CAMPO


JULIMAR DE JESUS DE SOUSA
WAGNER DE SOUZA LOPES

SEMINÁRIO DO IV TEMPO COMUNIDADE PARA RESTITUIÇÃO DOS RESULTADOS DAS PESQUISAS NOS TRÊS TEMPOS COMUNIDADES


INTRODUÇÃO

O curso de Educação do Campo foi elaborado para formação de professores no sistema da pedagogia de alternância, o qual as atividades são realizadas em dois períodos o Tempo Universidade (TU) e o Tempo Comunidade (TC), esses dois tempos estão diretamente relacionados, o que nos leva a enriquecer nossos conhecimentos acerca da realidade de nossa comunidade de pertencimento.
 Diante dessa metodologia de ensino já foram realizados três tempos comunidades, o I se deu a partir de um Diagnostico da Comunidade, o II Infraestrutura do Espaço Escolar e o III Observação Não Participante em sala de aula e os recursos didáticos pedagógicos. Partindo dessa linha de raciocínio a proposta para o IV TC é restituir as informações para a comunidade através de um Seminário, onde serão apresentados dados das pesquisas, que serão debatidos com a comunidade e a parti dessa dinâmica, buscar mecanismos para restabelecer a dimensão institucional da escola.

JUSTIFICATIVA

O seminário será realizado na Casa Familiar Rural de Placas, localizada na Rodovia Transamazônica, Km 255, Travessão da 57 Casada, Comunidade São Mateus, Município de Placas, Estado do Pará. A proposta a ser desenvolvida no seminário é apresentar dados que foram coletados durante as pesquisas nos três Tempos Comunidades. Diante das problemáticas diagnosticadas entre institucional, curricular e pedagógico, foi perceptível o distanciamento entre escola/família e movimentos sociais, partindo desse ponto de vista, para que as atividades relacionadas a Projeto Político Pedagógico (PPP) e Planejamento Didático Pedagógico, faz-se necessário uma ação participativa efetiva da comunidade no âmbito escolar, dando a oportunidade de construir uma educação diferenciada dentro das escolas do campo.
As CFRs são frutos dos movimentos sociais representados pelas famílias que ajudaram a conquistar essa modalidade de ensino diferenciado. Dessa forma fica difícil desenvolver um bom trabalho educacional sem a participação efetiva das famílias e movimentos sociais, diante das informações coletadas a partir das pesquisas, mostra de forma clara o distanciamento ambos, dentro da escola, isso gera certo desconforto em alguns pais e lideres comunitários.
A interação entre famílias/escola/comunidade parte do principio da valorização dos agentes colaboradores do processo de ensino e aprendizagem, a escola nos últimos anos não conseguiu fazer o acompanhamento nas comunidades, não fez visita às famílias, ferramenta essencial para estreitar relações entre escola/comunidade. Esse trabalho de acompanhamento nas famílias é usado para aproximar as atividades de classe ao meio em que a família vive, alem do acompanhamento do aluno contribui para orientação técnica para o aluno e seus familiares fazendo com que a participação das comunidades na escola possa ser um instrumento primordial no processo de ensino aprendizagem de cada individuo.
             O que se houve dos pais é que a escola deixou de ser Casa Familiar Rural, pois a participação das famílias só acontece em assembleias ordinárias no inicio e no final do ano letivo, e isso faz com que a participação familiar seja limitada, quando na realidade o processo funcional educacional da CFR deveria ser debatido, analisada e construída com as famílias a partir da realidade da comunidade.
O foco principal do seminário é dialogar com a comunidade sobre a importância de sua participação dentro do cenário educacional de sua escola, e despertar o interesse em dar sua parcela de contribuição no processo do desenvolvimento escolar de seus filhos. Outro ponto que vai ser fortemente debatido é a importância da participação dos movimentos sociais que por sua vez são idealizadores do processo de construção dessa metodologia de ensino.

OBJETIVO GERAL

Envolver a comunidade numa discussão dinâmica participativa acerca da realidade em que se encontra escola.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Promover participação efetiva das famílias no planejamento escolar;
Estreitar relações entre escola/família e comunidade;
Buscar apoio dos movimentos sociais e gestão municipal.

METODOLOGIA

As atividades a serem desenvolvidas no seminário, partiu da necessidade restituir para a comunidade os resultados das pesquisas nos três TC realizado na CFR de Placas. Surgiram vários questionamentos sobre o processo de ensino e aprendizagem da escola, mas o que deu mais ênfase e merece atenção especial foram três: Relação Secretaria de educação e escola. Relação STTR e escola, participação da comunidade/família na escola e Planejamento Escolar.
O processo de execução do projeto vai ocorrer por etapas:
I – Será apresentado o projeto para a direção da escola, definindo a importância das atividades a serem expostas para a comunidade, e acima de tudo conseguir apoio da coordenação pedagógica e corpo docente da instituição para que os trabalhos possam ser realizados com participação efetiva do quadro de funcionários da escola;
II – Mobilização e divulgação para a comunidade, o qual será feito por convites, reuniões, rádio e visita às famílias. O objetivo é sensibilizar pais e comunidade em geral a estarem presente no seminário e juntos traçarmos caminhos que leva a comunidade a está inserido e sendo valorizado na construção do processo educacional de seus filhos;
III – Realização do seminário para juntos debatermos os três pontos acima, com auxilio de coordenação, professores, pais, alunos e acadêmicos da UFPA do Curso de Educação do Campo (Linguagem e Códigos). Será feito a restituição dos resultados das pesquisas nos três TC, mostrando como se encontra a realidade da escola, como deveria ser a partir das Leis que asseguram uma educação diferenciada para as escolas do campo e estratégias de mudanças a partir de uma participação ativa da comunidade dentro do âmbito escolar de seus filhos.
Na sequencia será divido o público presente em grupos e entregue um questionário o qual apresenta a problemática e sugere soluções, onde os grupos terão que avaliar e encontrar possíveis estratégias de mudanças das problemáticas. Feito isso cada grupo faz a sistematização dos resultados para o plenário expondo seus questionamentos e apresentando sugestões que possa contribuir para o planejamento participativo da escola.

A proposta para execução do seminário é que se seja da seguinte maneira:

ATIVIDADES

Inicio: 09h00min boas vindas com a coordenação da escola;
09h30min às 10h30min: restituição dos resultados das pesquisas, palestrante (Acadêmico da UFPA Wagner de Souza Lopes)
10h30min: lanche
10h45min às 12h00min: debate nos grupos sobre as problemáticas abordadas no projeto, (Mediadores: Acadêmicos da UFPA Julimar e Wagner).
12h00min: almoço
13h30min às 14h30min: sistematização dos grupos cada grupo elege um representante para expor os encaminhamentos do grupo; (Mediador: Julimar de Jesus de Sousa).
14h30min às 15h30min: debate sobre os resultados, encaminhamento e encerramento.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Atividades
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Sistematização do seminário para a coordenação da escola

X




Mobilização e divulgação do seminário para a comunidade



X







Execução do seminário


X



Construção do relatório



X


Orientação do Relatório



X

X

Sistematização dos resultados no Tempo Universidade






X

RECURSOS
Humanos: Coordenação da escola, corpo docente e acadêmicos da UFPA, e do apoio logístico do STTR, SEME, SINTEP, Movimento de Mulheres e Prefeitura Municipal.
 Didáticos: cartolinas ou papel madeira, canetas, resma de papel A4, pincel atômico, projetor de imagens, caderno computador e lápis de cores.
Financeiros: a meta é buscar parcerias juntos aos órgãos públicos e privados para orçar recursos para transporte alimentação e materiais didáticos.

RESULTADOS E METAS

            Partindo do princípio de que somos multiplicadores de informações, e que nossa parcela de contribuição é fundamental para darmos início a um processo de reorganização das ações problemáticas encontrados no período em que foram realizadas as pesquisas. Espera-se que ao final do seminário as famílias possam despertar o interesse em está presente nas ações que irão definir a reestruturação e reorganização didática e pedagógica da escola a que pertence.


Julimar de Jesus de Sousa
Acadêmico UFPA

Wagner de Souza Lopes
Acadêmico UFPA


Contato:

Equipe da SEME Placas em deslocamento da área urbana para o local do evento na Vicinal da 57 casada (área rural) 

Adicionar legenda
Apoio
Governo Municipal (Leonir Hermes - prefeito) 
 Secretaria de Educação ( Rilson Oliveira - secretário)

Fonte: Acadêmicos Julimar de Jesus e Vagno de Souza
Imagens e texto: Lisvaldo Tomaela - Seme Placas
Agradecimentos: CFRP e aos acadêmicos da UFPA pelo convite. 




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