Autoridades presentes com professor da UFPA e acadêmicos promotores do evento. |
Seminários de Educação do Campo
Casa Familiar Rural de Placas (CFRP)
Promovido pelos acadêmicos da Universidade Federal do Pará (UFPA)
Julimar de Jesus e Vagno de Souza
Julimar de Jesus (camisa branca) e Vagno de Souza (camisa azul) |
A CFRP
A Escola Casa Familiar Rural de Placas funciona desde 2006 na vicinal 57 Casada e este ano letivo de 2016 funciona com turmas de fundamental (49 alunos) e médio (ainda sem dados por estar em verificação pois inicia dia 11/04) A Pedagoga Jaci de Souza é a Coordenadora Pedagógica assim como também a presidente local da ACAFARP (Associação das Casas Familiar Rural). Os professores que atuam na CFRP são Graciele, Eliezio, Paulo, João Morai e Aldléia.
A CFRP atua no modalidade de ensino atípica da área urbana, pois efetua sua educação de forma de semi-internato na pedagogia de alternância dentro da educação do campo.
Jardelane e |Junior Souza (este último é membro da Diretoria da CFRP) |
Pátio interno da CFRP |
Pátio interno da CFRP |
Pátio interno da CFRP |
O seminário
Os acadêmicos em educação do campo, pela UFPA de Altamira, Julimar de Jesus e Vagno Souza, na efetuação de uma atividade acadêmica de diagnostico da educação do campo em seu município, efetuaram uma ampla pesquisa da situação desta modalidade de ensino na CFRP e apresentaram de forma plausível e com muita competência, o resultado em um seminário que reuniu várias autoridades municipais neste dia 09 de Abril (sábado) onde contou com a presença da Secretária Adjunta de Ensino Célia Alves (Célinha), do presidente do STTR Placas Reginaldo Soares, do Secretário de Agricultura José Filho, do Profº da UFPA (Cientista Social) Mário José, da supervisora da CFRP Jaci Souza, dos Técnicos da Secretaria de Educação José Milton e Lisvaldo Tomaela.
Acadêmico Julimar de Jesus |
Acadêmico Vagno de Souza |
Próximos Seminários
Próximos seminários: Dia 16 de Abril (Acadêmica Jéssica de Souza) na Esc. 235 C (Vicinal da Sessenta) , Dia 30 de Abril (Acadêmicas Juliana Pereira e Silviane Carneiro) Nas Escolas 200 A de manhã e 200 D a tarde) (Obs: Todos horários ás 08 ás 12:00 h e quando a tarde de 14 ás 18:00 h) Público Alvo: Pais de alunos, alunos e funcionários em geral... Foco da atividade acadêmica: Diagnosticar as características da educação do campo em Placas, focando os aspectos: Forma de produção das familiais do campo, currículos e projetos politico pedagógica, formações continuada e mais....
Grupo de Trabalho do evento |
Grupo de Trabalho do evento |
Grupo de Trabalho do Evento |
Grupo de Trabalho do evento |
Grupo de Trabalho do evento |
Apoio Municipal aos Seminários
Apoio na logística geral de cada evento assim como envio de Técnicos da Seme para prestigiar, participar e registra o evento.
Célia Alves (Célinha) Secretária Adjunta de Ensino em fala aos presentes no evento |
Técnicos da Secretaria de Educação presentes no evento |
Reginaldo Soares (Pte do STTR) e Emerson Luis (Coordenador Municipal de Educação do Campo) |
Prof da UFPA Mário José |
Logística do evento: As competentes cozinheiras que prepararam o excelente almoço servido após o término do evento. |
José Filho - Secretário Municipal de Agricultura |
Projeto dos Acadêmicos na integra
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO ALTAMIRA
FACULDADE DE ETNODIVERSIDADE
CURSO LICENCIATURA EDUCAÇÃO DO CAMPO
JULIMAR DE JESUS DE SOUSA
WAGNER DE SOUZA LOPES
SEMINÁRIO DO IV TEMPO COMUNIDADE PARA
RESTITUIÇÃO DOS RESULTADOS DAS PESQUISAS NOS TRÊS TEMPOS COMUNIDADES
INTRODUÇÃO
O curso de Educação do Campo
foi elaborado para formação de professores no sistema da pedagogia de
alternância, o qual as atividades são realizadas em dois períodos o Tempo
Universidade (TU) e o Tempo Comunidade (TC), esses dois tempos estão
diretamente relacionados, o que nos leva a enriquecer nossos conhecimentos
acerca da realidade de nossa comunidade de pertencimento.
Diante dessa metodologia de ensino já foram
realizados três tempos comunidades, o I se deu a partir de um Diagnostico da
Comunidade, o II Infraestrutura do Espaço Escolar e o III Observação Não
Participante em sala de aula e os recursos didáticos pedagógicos. Partindo
dessa linha de raciocínio a proposta para o IV TC é restituir as informações
para a comunidade através de um Seminário, onde serão apresentados dados das
pesquisas, que serão debatidos com a comunidade e a parti dessa dinâmica,
buscar mecanismos para restabelecer a dimensão institucional da escola.
JUSTIFICATIVA
O seminário será realizado na
Casa Familiar Rural de Placas, localizada na Rodovia Transamazônica, Km 255, Travessão da
57 Casada, Comunidade São Mateus, Município de Placas, Estado do Pará. A proposta a ser desenvolvida no seminário é
apresentar dados que foram coletados durante as pesquisas nos três Tempos
Comunidades. Diante das problemáticas diagnosticadas entre institucional,
curricular e pedagógico, foi perceptível o distanciamento entre escola/família
e movimentos sociais, partindo desse ponto de vista, para que as atividades
relacionadas a Projeto Político Pedagógico (PPP) e Planejamento Didático
Pedagógico, faz-se necessário uma ação participativa efetiva da comunidade no
âmbito escolar, dando a oportunidade de construir uma educação diferenciada
dentro das escolas do campo.
As CFRs são frutos dos
movimentos sociais representados pelas famílias que ajudaram a conquistar essa
modalidade de ensino diferenciado. Dessa forma fica difícil desenvolver um bom
trabalho educacional sem a participação efetiva das famílias e movimentos
sociais, diante das informações coletadas a partir das pesquisas, mostra de
forma clara o distanciamento ambos, dentro da escola, isso gera certo
desconforto em alguns pais e lideres comunitários.
A interação entre
famílias/escola/comunidade parte do principio da valorização dos agentes
colaboradores do processo de ensino e aprendizagem, a escola nos últimos anos
não conseguiu fazer o acompanhamento nas comunidades, não fez visita às
famílias, ferramenta essencial para estreitar relações entre escola/comunidade.
Esse trabalho de acompanhamento nas famílias é usado para aproximar as atividades
de classe ao meio em que a família vive, alem do acompanhamento do aluno
contribui para orientação técnica para o aluno e seus familiares fazendo com
que a participação das comunidades na escola possa ser um instrumento
primordial no processo de ensino aprendizagem de cada individuo.
O que se houve dos
pais é que a escola deixou de ser Casa Familiar Rural, pois a participação das
famílias só acontece em assembleias ordinárias no inicio e no final do ano
letivo, e isso faz com que a participação familiar seja limitada, quando na
realidade o processo funcional educacional da CFR deveria ser debatido,
analisada e construída com as famílias a partir da realidade da comunidade.
O foco principal do seminário
é dialogar com a comunidade sobre a importância de sua participação dentro do
cenário educacional de sua escola, e despertar o interesse em dar sua parcela
de contribuição no processo do desenvolvimento escolar de seus filhos. Outro
ponto que vai ser fortemente debatido é a importância da participação dos
movimentos sociais que por sua vez são idealizadores do processo de construção
dessa metodologia de ensino.
OBJETIVO
GERAL
Envolver a comunidade numa
discussão dinâmica participativa acerca da realidade em que se encontra escola.
OBJETIVO
ESPECÍFICO
Promover participação efetiva
das famílias no planejamento escolar;
Estreitar relações entre
escola/família e comunidade;
Buscar apoio dos movimentos
sociais e gestão municipal.
METODOLOGIA
As atividades a serem
desenvolvidas no seminário, partiu da necessidade restituir para a comunidade
os resultados das pesquisas nos três TC realizado na CFR de Placas. Surgiram
vários questionamentos sobre o processo de ensino e aprendizagem da escola, mas
o que deu mais ênfase e merece atenção especial foram três: Relação Secretaria de educação e escola. Relação STTR e
escola, participação da comunidade/família na escola e Planejamento Escolar.
O
processo de execução do projeto vai ocorrer por etapas:
I –
Será apresentado o projeto para a direção da escola, definindo a importância
das atividades a serem expostas para a comunidade, e acima de tudo conseguir
apoio da coordenação pedagógica e corpo docente da instituição para que os
trabalhos possam ser realizados com participação efetiva do quadro de
funcionários da escola;
II –
Mobilização e divulgação para a comunidade, o qual será feito por convites,
reuniões, rádio e visita às famílias. O objetivo é sensibilizar pais e
comunidade em geral a estarem presente no seminário e juntos traçarmos caminhos
que leva a comunidade a está inserido e sendo valorizado na construção do
processo educacional de seus filhos;
III
– Realização do seminário para juntos debatermos os três pontos acima, com
auxilio de coordenação, professores, pais, alunos e acadêmicos da UFPA do Curso
de Educação do Campo (Linguagem e Códigos). Será feito a restituição dos
resultados das pesquisas nos três TC, mostrando como se encontra a realidade da
escola, como deveria ser a partir das Leis que asseguram uma educação
diferenciada para as escolas do campo e estratégias de mudanças a partir de uma
participação ativa da comunidade dentro do âmbito escolar de seus filhos.
Na
sequencia será divido o público presente em grupos e entregue um questionário o
qual apresenta a problemática e sugere soluções, onde os grupos terão que
avaliar e encontrar possíveis estratégias de mudanças das problemáticas. Feito
isso cada grupo faz a sistematização dos resultados para o plenário expondo
seus questionamentos e apresentando sugestões que possa contribuir para o
planejamento participativo da escola.
A proposta para execução do
seminário é que se seja da seguinte maneira:
ATIVIDADES
Inicio: 09h00min boas vindas
com a coordenação da escola;
09h30min às 10h30min:
restituição dos resultados das pesquisas, palestrante (Acadêmico da UFPA Wagner
de Souza Lopes)
10h30min: lanche
10h45min às 12h00min: debate
nos grupos sobre as problemáticas abordadas no projeto, (Mediadores: Acadêmicos
da UFPA Julimar e Wagner).
12h00min: almoço
13h30min às 14h30min: sistematização
dos grupos cada grupo elege um representante para expor os encaminhamentos do
grupo; (Mediador: Julimar de Jesus de Sousa).
14h30min às 15h30min: debate
sobre os resultados, encaminhamento e encerramento.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Atividades
|
Março
|
Abril
|
Maio
|
Junho
|
Julho
|
Sistematização do seminário
para a coordenação da escola
|
X
|
||||
Mobilização e divulgação do
seminário para a comunidade
|
X
|
||||
Execução do seminário
|
X
|
||||
Construção do relatório
|
X
|
||||
Orientação do Relatório
|
X
|
X
|
|||
Sistematização dos
resultados no Tempo Universidade
|
X
|
RECURSOS
Humanos: Coordenação da
escola, corpo docente e acadêmicos da UFPA, e do apoio logístico do STTR, SEME,
SINTEP, Movimento de Mulheres e Prefeitura Municipal.
Didáticos: cartolinas ou papel madeira,
canetas, resma de papel A4, pincel atômico, projetor de imagens, caderno
computador e lápis de cores.
Financeiros: a meta é buscar
parcerias juntos aos órgãos públicos e privados para orçar recursos para
transporte alimentação e materiais didáticos.
RESULTADOS E METAS
Partindo do princípio de que somos multiplicadores de
informações, e que nossa parcela de contribuição é fundamental para darmos
início a um processo de reorganização das ações problemáticas encontrados no
período em que foram realizadas as pesquisas. Espera-se que ao final do
seminário as famílias possam despertar o interesse em está presente nas ações
que irão definir a reestruturação e reorganização didática e pedagógica da
escola a que pertence.
Julimar de Jesus
de Sousa
Acadêmico UFPA
Wagner de Souza Lopes
Acadêmico UFPA
Contato:
Equipe da SEME Placas em deslocamento da área urbana para o local do evento na Vicinal da 57 casada (área rural) |
Adicionar legenda |
Apoio
Governo Municipal (Leonir Hermes - prefeito)
Secretaria de Educação ( Rilson Oliveira - secretário)
Fonte: Acadêmicos Julimar de Jesus e Vagno de Souza
Imagens e texto: Lisvaldo Tomaela - Seme Placas
Agradecimentos: CFRP e aos acadêmicos da UFPA pelo convite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário