terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Planejamento 2016: Tabela de Avaliação Municipal Padronizada (corrigida para 2016), Volta dos docentes para as escolas em 2016, projetos pedagógicos escolares, etc




Prefeitura Municipal de Placas
Governo Compromisso com o Povo
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Adjunta de Ensino




PLANEJAMENTO DO ANO LETIVO DE 2016 PARA O MUNICÍPIO DE PLACAS – PARÁ

Conheça as novas equipes diretivas para 2016 - 2018


CONVIDADOS:

Equipes diretivas de todas escolas municipais
ü  Polo Cidade:
ü  Esc. Tancredo Neves: Rosineide Oliveira, Rilson Oliveira (estudando em Itaituba), Leovânia Sousa Silva;

Rosineide Oliveira - Leovânia Sousa - Rilson Oliveira (não estava presente por esta estudando em Itaituba)
Equipe Diretiva da Escola Tancredo Neves (2016 - 2018)


ü  Esc Almir Gabriel: Weslley Martins, Sidney André Pavlak, Eliane Ficagna, Cleusa Faleiro, Andreia Alves Leandro;
Welley Martins - Sidney Pavlack - Eliane Ficagna - Cleuza Faleiro - Andréia Alves
Nova Equipe Diretiva da Escola Almir Gabriel - 20016 - 2018

ü  Esc. Ana Faleiro: Antônio Valdivino, Ãngela Maira Araújo, Edna Silva;

Valdivino Rodrigues - Angela Maria - Edina Silva
Nova Equipe Diretiva da Escola Ana Faleiro (2016 - 2018)

ü  Esc. Irani de Andrade: Rita de Cássia Araújo, Maria Zuleide Pereira e Selma Ribeiro;
Rita de Cássia - Maria Zuleide - Selma Ribeiro
Nova Equipe Diretiva da Escola Irani de Andrade

ü  Esc. Almirzinho: Marizete Cortez, Luciléia Santos da Silva;

Marizete Cortez e Luciléia Santos
Nova Equipe Diretiva da Escola Almirzinho

ü  Esc. Esc. Erick Leite: Eliete Francisco, Janete de Sousa Vieira, Marcelene de Jesus Amorim;
Eliete Francisco - Marcelene Amorim - Janete Vieira
Nova Equipe Diretiva da escola Erick de A. Leite

ü  Polo 221: D”Avilla da Conceição, Celson Almeida Luís, Daliane Araújo;
D”Avilla da Conceição, Celson Almeida Luís, Daliane Araújo
Equipe Diretiva da Escola Belarmina Soares (2016 - 2018)

ü  Polo Lote Dez: Luís Carlos Fidalgo, Marcos Paulo Faig, Nilda Soares dos Santos Danetti
Luís Carlos Fidalgo, Marcos Paulo Faig, Nilda Soares dos Santos Danetti
Nova Equipe Diretiva da Escola Mec Seduc 200 A

ü  Polo Ouro Verde: Eli Aparecida Hollerverger, Marcos José Dias, Waldir Steffen;

Eli Aparecida Hollerverger, Marcos José Dias, Waldir Steffen;
Nova Equipe Diretiva da Escola Mec Seduc 170 A

ü  Polo Novo Paraiso: Leonidio da Silva Matos, Ciro Alves Neto, Willyasmar Mendes da Silva

Leonidio da Silva Matos, Ciro Alves Neto, Willyasmar Mendes da Silva
Nova Equipe Diretiva da Escola Padre Antonio

MINISTRANTES:

Edilene Avellar – Secretária Adjunta de Ensino
Jeniffer Danetti – Coordenadora Municipal do PNAIC
Vilma Gonçalves – Coordenadora Municipal de Legislação Escolar

LOCAL:

Escola Municipal de Educação Infantil Eric de Almeida Leite
Bairro Otobelli – Placas – Pará

PROGRAMA:

Dias 14 e 15 de Janeiro de 2016
Dia 14: 10:00 ás 12:00 h (abertura) e 13:30 ás 18:00 h
Dia 15: 08:00 ás 12:00 h (encerramento)


Edilene Avellar – Secretária Adjunta de Ensino começou a reunião com a leitura de uma mensagem:

“Se queres que as coisas melhores, deves acompanha-las constantemente”

Volta dos docentes para a escola:

Dia 19 de janeiro próximo onde os mesmos deverão se apresentarem as equipe diretiva de suas escolas em um horário a escolha de cada polo, até que inicie as aulas do ano letivo em questão.

Menos burocracia + digital:

Seguindo Edilene Avellar apresentou o planejamento orçamentário para a educação deste ano letivo que será mais enxuto que o ano anterior, citando como exemplo que a burocracia que possa ser substituída pelo formato digital seja enviada a Seme via web (e-mail):

RH 01: Olivan Cordeiro
SAGE: Patrícia Galúcio
SAEN: Edilene Avellar
SALE:  A ser criado
Coordenação de Legislação Escola: Vilma Gonçalves
Coordenação de Área Rural: Emerson Luis
Secretária Adjunta de Ensino: Edilene Avellar
Gestor e Educacenco: Emanuel Faleiro
Coordenação de Projetos Federias: José Agnaldo

Projetos Escolares para 2016:

Projetos enviado a SEME deverão ter um cunho extremamente pedagógico e que os mesmos serão analisados pela secretária de educação antes de sua ativação orçamentária (alguns participantes fizerem interferências positivas e de complementação sobre os projetos pedagógicos que cada escola irá efetuar neste ano letivo de 2016: Foi enfatizado nas interferências o papel do supervisor pedagógico na efetivação dos projetos pedagógicos de cada escola, e que cada equipe diretiva deverá somar forças para que o alcance da excelência de cada projeto pedagógico que será efetivado).

Planejamento para os supervisores pedagógicos:

Entre 25 a 27 de Janeiro de 2016 na área urbana.

FICHA DE AVALIAÇÃO MUNICIPAL PADRONIZADA DO FUNDAMENTAL, DA EJA E PNAIC

AVALIAÇÃO MUNICIPAL PADRONIZADA
2015 – Não revisada e corrigida
Veja como era em 2015 e como ficou em 2016 abaixo
Deverá ser aplicada em toda escola municipal de Placas - Pará
Fundamental – EJA (ficha já em desuso para 2016)
SÉRIE/ANO
PROVAS
TRABALHO 1
TRABALHO 2 (redação)
Este item teve uma total mudança
CGA
Critério Geral de Avaliação
4º ano
EJA
Fundamental  Maior
01 prova por bimestre com valor simbólico de 100
01 trabalho em Grupo por bimestre com valor simbólico de 100
01 trabalho Individual por bimestre com valor simbólico de 100
Com valor simbólico de 100 especificado em 2,5 cada um
OBS

Escrita para entrega ao docente
Escrito ou expositivo feita extra classe na escola (inibir grupos de trabalho na casa dos alunos)

Como serão os grupos de trabalhos ?

A critério de cada professor.
O professor poderá passar mais atividades inter ou estra classe para os alunos desde que não fuja da forma padronizada de avaliação
Escrito feita na sala de aula
CRITÉRIO DA REDAÇÃO

Ø  Tema gerador que será sugerido pela escola e desenvolvido por cada professor durante o bimestre na sala de aula = 2.5 pontos

Ø  Coesão e coerência (ligação do tema com o texto desenvolvido não fugir da estrutura do assunto) = 2,5 pontos

Ø  Estética (estrutura como parágrafo, alinhamento ou seja formatação do texto) = 2,5 pontos

Ø  Ortografia e pontuação = 2,5 pontos
Total: 100 pontos

LEVA-SE EM CONSIDERAÇÃO:



Ø  Frequência = 2,5

Ø  Comportamento inter e extra sala (dentro do pátio da escola enquanto aula ativa) = 2,5

Ø  Participação = 2,5

Ø  Pontualidade = 2,5
Total: 100



As quatro notas de 100 ou a que o aluno tirar serão divididas por 4 o que mostrará a nota real final do mesmo
Exemplo: 1ª Av (100) + 2ª Av (80) + 3ª Av (70) + 4ª Av (60) = 310 / 4 = Nota final (80)


TABELA ATUAL PARA 2016 


AVALIAÇÃO MUNICIPAL PADRONIZADA (atual 2016)
REVISADA E CORRIGIDA EM 2016
Deverá ser aplicada em toda escola municipal de Placas - Pará
Fundamental – EJA (veja no item Trabalho 02 “redação” houve mudança total)
SÉRIE/ANO
PROVAS
TRABALHO 1
TRABALHO 2
(Redação)
CGA
Critério Geral de Avaliação
4º ano
EJA
Fundamental  Maior
01 prova por bimestre com valor simbólico de 100
01 trabalho em Grupo por bimestre com valor simbólico de 100
01 trabalho Individual por bimestre com valor simbólico de 100
Com valor simbólico de 100 especificado em 2,5 cada um
OBS

Escrita para entrega ao docente
Escrito ou expositivo feita extra classe na escola (inibir grupos de trabalho na casa dos alunos)

Como serão os grupos de trabalhos?

A critério de cada professor.
O professor poderá passar mais atividades inter ou estra classe para os alunos desde que não fuja da forma padronizada de avaliação
Escrito feita na sala de aula
CRITÉRIO DA REDAÇÃO

Ø  COESÃO: Nota 50
Pontuação;
Concordância nominal e verbal;
Ortografia;
Uso de conectivos;
Estrutura do texto (parágrafo e alinhamento);
Substituições lexicais (sinônimo, pronome e antônimo);

Ø  COERÊNCIA: Nota 50
Adequação do título ao tema;
Significado do texto (ideias relevantes sobre o  tema);

Total: 100 pontos

LEVA-SE EM CONSIDERAÇÃO:



Ø  Frequência = 2,5

Ø  Comportamento inter e extra sala (dentro do pátio da escola enquanto aula ativa) = 2,5

Ø  Participação = 2,5

Ø  Pontualidade = 2,5
Total: 100



As quatro notas de 100 ou a que o aluno tirar serão divididas por 4 o que mostrará a nota real final do mesmo
Exemplo: 1ª Av (100) + 2ª Av (80) + 3ª Av (70) + 4ª Av (60) = 310 / 4 = Nota final (80)



CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (Revisado e corrigido em 2016)
Série/Ano
Provas
Trabalhos
Obs
1º Ano
Prova escrita no método da Provinha Brasil (não vale nota, apenas para detectar se o discente desenvolveu as habilidades trabalhadas)
Trabalhos que desenvolvam a leitura, a escrita e a aprendizagem matemática na perspectiva do letramento.

OBS: A ficha é a base para toda ação para detectar a assimilação ou não dos discentes (alunos) das habilidades trabalhadas, levando em conta o foco principal, a aprendizagem (alfabetização)
2º Ano
Prova escrita no método Provinha Brasil (não vale nota, apenas para detectar se o discente desenvolveu as habilidades trabalhadas)
Trabalhos que desenvolvam a leitura, a escrita e a aprendizagem matemática na perspectiva do letramento.
3º Ano
Prova escrita no método da ANA (não vale nota, apenas para detectar se o discente desenvolveu as habilidades trabalhadas)
Trabalhos que desenvolvam a leitura, a escrita e a aprendizagem matemática na perspectiva do letramento.

Relatório Final 2015

Relatório Final de cada polo 2015 (com suas anexas vinculadas) entregar na Seme até 26 de Fevereiro de 2016 em duas copias original.

Placas – Pará
15 de Janeiro de 2016


Fonte: Seme Placas
Imagens: Vilma Gonçalves e Lisvaldo Tomaela
Texto: Lisvaldo Tomaela
Síntese do Planejamento 2016




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