Prefeitura
Municipal de Placas
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Compromisso com o Povo
Secretaria
Municipal de Educação
Secretaria
Adjunta de Ensino
PLANEJAMENTO DO ANO LETIVO DE 2016
PARA O MUNICÍPIO DE PLACAS – PARÁ
Conheça as novas equipes diretivas para 2016 - 2018
CONVIDADOS:
Equipes diretivas
de todas escolas municipais
ü Polo
Cidade:
ü Esc.
Tancredo Neves: Rosineide Oliveira, Rilson Oliveira (estudando em Itaituba),
Leovânia Sousa Silva;
Rosineide Oliveira - Leovânia Sousa - Rilson Oliveira (não estava presente por esta estudando em Itaituba) Equipe Diretiva da Escola Tancredo Neves (2016 - 2018) |
ü Esc
Almir Gabriel: Weslley Martins, Sidney André Pavlak, Eliane Ficagna, Cleusa
Faleiro, Andreia Alves Leandro;
Welley Martins - Sidney Pavlack - Eliane Ficagna - Cleuza Faleiro - Andréia Alves Nova Equipe Diretiva da Escola Almir Gabriel - 20016 - 2018 |
ü Esc.
Ana Faleiro: Antônio Valdivino, Ãngela Maira Araújo, Edna Silva;
Valdivino Rodrigues - Angela Maria - Edina Silva Nova Equipe Diretiva da Escola Ana Faleiro (2016 - 2018) |
ü Esc.
Irani de Andrade: Rita de Cássia Araújo, Maria Zuleide Pereira e Selma Ribeiro;
Rita de Cássia - Maria Zuleide - Selma Ribeiro Nova Equipe Diretiva da Escola Irani de Andrade |
ü Esc.
Almirzinho: Marizete Cortez, Luciléia Santos da Silva;
Marizete Cortez e Luciléia Santos Nova Equipe Diretiva da Escola Almirzinho |
ü Esc.
Esc. Erick Leite: Eliete Francisco, Janete de Sousa Vieira, Marcelene de Jesus
Amorim;
Eliete Francisco - Marcelene Amorim - Janete Vieira Nova Equipe Diretiva da escola Erick de A. Leite |
ü Polo
221: D”Avilla da Conceição, Celson Almeida Luís, Daliane Araújo;
D”Avilla da Conceição, Celson Almeida Luís, Daliane Araújo Equipe Diretiva da Escola Belarmina Soares (2016 - 2018) |
ü Polo
Lote Dez: Luís Carlos Fidalgo, Marcos Paulo Faig, Nilda Soares dos Santos
Danetti
Luís Carlos Fidalgo, Marcos Paulo Faig, Nilda Soares dos Santos Danetti Nova Equipe Diretiva da Escola Mec Seduc 200 A |
ü Polo
Ouro Verde: Eli Aparecida Hollerverger, Marcos José Dias, Waldir Steffen;
Eli Aparecida Hollerverger, Marcos José Dias, Waldir Steffen; Nova Equipe Diretiva da Escola Mec Seduc 170 A |
ü Polo
Novo Paraiso: Leonidio da Silva Matos, Ciro Alves Neto, Willyasmar Mendes da
Silva
Leonidio da Silva Matos, Ciro Alves Neto, Willyasmar Mendes da Silva Nova Equipe Diretiva da Escola Padre Antonio |
MINISTRANTES:
Edilene Avellar –
Secretária Adjunta de Ensino
Jeniffer Danetti –
Coordenadora Municipal do PNAIC
Vilma Gonçalves –
Coordenadora Municipal de Legislação Escolar
LOCAL:
Escola Municipal de
Educação Infantil Eric de Almeida Leite
Bairro Otobelli –
Placas – Pará
PROGRAMA:
Dias 14 e 15 de
Janeiro de 2016
Dia 14: 10:00 ás
12:00 h (abertura) e 13:30 ás 18:00 h
Dia 15: 08:00 ás
12:00 h (encerramento)
Edilene Avellar –
Secretária Adjunta de Ensino começou a reunião com a leitura de uma mensagem:
“Se queres que as coisas melhores, deves
acompanha-las constantemente”
Volta dos docentes para a escola:
Dia 19 de janeiro
próximo onde os mesmos deverão se apresentarem as equipe diretiva de suas
escolas em um horário a escolha de cada polo, até que inicie as aulas do ano
letivo em questão.
Menos burocracia + digital:
Seguindo Edilene
Avellar apresentou o planejamento orçamentário para a educação deste ano letivo
que será mais enxuto que o ano anterior, citando como exemplo que a burocracia
que possa ser substituída pelo formato digital seja enviada a Seme via web
(e-mail):
RH 01: Olivan
Cordeiro
SAGE: Patrícia Galúcio
SAEN: Edilene
Avellar
SALE: A ser criado
Coordenação de Legislação
Escola: Vilma Gonçalves
Coordenação de Área
Rural: Emerson Luis
Secretária Adjunta
de Ensino: Edilene Avellar
Gestor e
Educacenco: Emanuel Faleiro
Coordenação de Projetos
Federias: José Agnaldo
agnaldocmp@yahoo.com.br
Coordenação de PNAIC e Educação Continuada: Jeniffer Danetti
jenifferlorane@hotmail.com
SALE: Rodrigo Faleiro e Alex Oliveira
sale_sale2015@outlook.com
Coordenação de PNAIC e Educação Continuada: Jeniffer Danetti
jenifferlorane@hotmail.com
SALE: Rodrigo Faleiro e Alex Oliveira
sale_sale2015@outlook.com
Projetos Escolares para 2016:
Projetos enviado a
SEME deverão ter um cunho extremamente pedagógico e que os mesmos serão
analisados pela secretária de educação antes de sua ativação orçamentária
(alguns participantes fizerem interferências positivas e de complementação
sobre os projetos pedagógicos que cada escola irá efetuar neste ano letivo de
2016: Foi enfatizado nas interferências o papel do supervisor pedagógico na
efetivação dos projetos pedagógicos de cada escola, e que cada equipe diretiva
deverá somar forças para que o alcance da excelência de cada projeto pedagógico
que será efetivado).
Planejamento para os supervisores pedagógicos:
Entre 25 a 27 de
Janeiro de 2016 na área urbana.
FICHA DE AVALIAÇÃO MUNICIPAL
PADRONIZADA DO FUNDAMENTAL, DA EJA E PNAIC
AVALIAÇÃO MUNICIPAL PADRONIZADA
2015 – Não revisada e corrigida
Veja como era em 2015 e como ficou em 2016 abaixo
Deverá ser
aplicada em toda escola municipal de Placas - Pará
Fundamental –
EJA (ficha já em desuso para 2016)
SÉRIE/ANO
|
PROVAS
|
TRABALHO 1
|
TRABALHO 2 (redação)
Este item teve uma total mudança
|
CGA
Critério Geral de Avaliação
|
4º ano
EJA
Fundamental Maior
|
01 prova por bimestre com valor simbólico de 100
|
01 trabalho em Grupo por bimestre com valor simbólico de 100
|
01 trabalho Individual por bimestre
com valor simbólico de 100
|
Com valor simbólico de 100 especificado em 2,5 cada um
|
OBS
|
Escrita para
entrega ao docente
|
Escrito ou
expositivo feita extra classe na escola (inibir grupos de trabalho na casa
dos alunos)
Como serão os grupos de trabalhos ?
A critério
de cada professor.
O professor
poderá passar mais atividades inter ou estra classe para os alunos desde que
não fuja da forma padronizada de avaliação
|
Escrito feita na sala de aula
CRITÉRIO DA REDAÇÃO
Ø
Tema gerador que será sugerido pela
escola e desenvolvido por cada professor durante o bimestre na sala de aula =
2.5 pontos
Ø
Coesão e coerência (ligação do tema
com o texto desenvolvido não fugir da estrutura do assunto) = 2,5 pontos
Ø
Estética (estrutura como parágrafo,
alinhamento ou seja formatação do texto) = 2,5 pontos
Ø
Ortografia e pontuação = 2,5 pontos
Total: 100 pontos
|
LEVA-SE EM CONSIDERAÇÃO:
Ø Frequência = 2,5
Ø Comportamento inter e extra sala (dentro do pátio da escola enquanto
aula ativa) = 2,5
Ø Participação = 2,5
Ø Pontualidade = 2,5
Total: 100
|
As quatro notas de 100 ou a que o aluno tirar serão divididas por 4 o
que mostrará a nota real final do mesmo
Exemplo: 1ª Av (100) + 2ª Av (80) + 3ª Av (70) + 4ª Av (60) = 310 / 4
= Nota final (80)
|
TABELA ATUAL PARA 2016
AVALIAÇÃO MUNICIPAL PADRONIZADA (atual 2016)
REVISADA E
CORRIGIDA EM 2016
Deverá ser
aplicada em toda escola municipal de Placas - Pará
Fundamental –
EJA (veja no item Trabalho 02 “redação”
houve mudança total)
SÉRIE/ANO
|
PROVAS
|
TRABALHO 1
|
TRABALHO 2
(Redação)
|
CGA
Critério Geral de Avaliação
|
4º ano
EJA
Fundamental Maior
|
01 prova por bimestre com valor simbólico de 100
|
01 trabalho em Grupo por bimestre com valor simbólico de 100
|
01 trabalho Individual por bimestre com valor simbólico de 100
|
Com valor simbólico de 100 especificado em 2,5 cada um
|
OBS
|
Escrita para
entrega ao docente
|
Escrito ou
expositivo feita extra classe na escola (inibir grupos de trabalho na casa
dos alunos)
Como serão os grupos de trabalhos?
A critério
de cada professor.
O professor
poderá passar mais atividades inter ou estra classe para os alunos desde que
não fuja da forma padronizada de avaliação
|
Escrito feita na sala de aula
CRITÉRIO DA REDAÇÃO
Ø COESÃO: Nota 50
Pontuação;
Concordância nominal
e verbal;
Ortografia;
Uso de conectivos;
Estrutura do texto (parágrafo
e alinhamento);
Substituições
lexicais (sinônimo, pronome e antônimo);
Ø COERÊNCIA: Nota 50
Adequação do título
ao tema;
Significado do texto
(ideias relevantes sobre o tema);
Total: 100 pontos
|
LEVA-SE EM CONSIDERAÇÃO:
Ø Frequência = 2,5
Ø Comportamento inter e extra sala (dentro do pátio da escola enquanto
aula ativa) = 2,5
Ø Participação = 2,5
Ø Pontualidade = 2,5
Total: 100
|
As quatro notas de 100 ou a que o aluno tirar serão divididas por 4 o
que mostrará a nota real final do mesmo
Exemplo: 1ª Av (100) + 2ª Av (80) + 3ª Av (70) + 4ª Av (60) = 310 / 4
= Nota final (80)
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CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (Revisado e corrigido em 2016)
Série/Ano
|
Provas
|
Trabalhos
|
Obs
|
1º Ano
|
Prova escrita no método da Provinha Brasil (não vale nota, apenas para
detectar se o discente desenvolveu as habilidades trabalhadas)
|
Trabalhos que desenvolvam a leitura, a escrita e a aprendizagem
matemática na perspectiva do letramento.
|
OBS: A ficha é a base para toda ação para detectar a assimilação ou
não dos discentes (alunos) das habilidades trabalhadas, levando em conta o
foco principal, a aprendizagem (alfabetização)
|
2º Ano
|
Prova escrita no método Provinha Brasil (não vale nota, apenas para
detectar se o discente desenvolveu as habilidades trabalhadas)
|
Trabalhos que desenvolvam a leitura, a escrita e a aprendizagem
matemática na perspectiva do letramento.
|
|
3º Ano
|
Prova escrita no método da ANA (não vale nota, apenas para detectar se
o discente desenvolveu as habilidades trabalhadas)
|
Trabalhos que desenvolvam a leitura, a escrita e a aprendizagem
matemática na perspectiva do letramento.
|
Relatório Final 2015
Relatório Final de cada polo 2015 (com suas anexas
vinculadas) entregar na Seme até 26 de Fevereiro de 2016 em duas copias
original.
Placas – Pará
15 de Janeiro de 2016
Fonte: Seme Placas
Imagens: Vilma Gonçalves e Lisvaldo Tomaela
Texto: Lisvaldo Tomaela
Síntese do Planejamento 2016
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