segunda-feira, 15 de junho de 2015

LIVRO DIDÁTICO DO FUNDAMENTAL MENOR DA EDUCAÇÃO DO CAMPO e SisPAE em Placas - Pa.





Prefeitura Municipal de Placas

Governo Compromisso com o Povo

Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Adjunta de Ensino


REUNIÃO PARA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DO FUNDAMENTAL MENOR
DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

A Secretaria Adjunta de Ensino reuniu-se neste dia 11 de Junho na SEME Placas com a Equipe Diretiva (ED) dos polos da Área Rural de Placas para escolha do Livro Didático da Educação do Campo séries iniciais (1º ao 5º ano) para o período de 2016/2018. A reunião foi coordenada pela Secretária Adjunta de Ensino Edilene Avellar que anteriormente enviou os mostruários digitais para cada escola visualizar e optar por uma edição do livro didáticos aqui citados. Na reunião as EDs entraram em consenso para escolha de uma mesma edição de cada disciplina para todos as escolas rurais placaenses o que na verdade faz da reunião uma confirmação do que já, anteriormente a escola escolheu em loco obedecendo o critério de consenso coletivo.

Claudiana Landim - Jenifer Dnett - Tânia Silva (Equipe de Técnicos da Seme) com Edilene Avellar (Secretária Adjunta de Ensino)

NA REUNIÃO COMPARECERAM AS ESCOLAS:

1.    Belarmina Soares: Vila Bela Vista Km 221 (Br 230)
Diretora: D”Avila da Conceição (blusa rosa);
Coordenadora Pedagógica: Daliane Araújo (blusa verde)

2.    Mec Seduc Km 200 A: Vila Aparecida km 200 (Br 230)
Diretora: Nilda Danett (blusa branca)
Coordenadora Pedagógica: Raimunda (blusa preta)


3.    Escola Mec Seduc Km 170 A: Vila Ouro Verde Km 170 (Br 230)
Diretor: Eliel Holanda (Camisa verde)
Coordenador Pedagógico: Ely Ferreira (camisa listrada)


A Escola Padre Antônio enviou sua escolha por e-mail que foi levado em consideração na escolha e posteriormente no consenso final para fechamento do quadro de livro didático da educação do campo do ensino fundamental séries iniciais para o triênio 2016/2018.

VEJA AS COLEÇÕES PEDIDAS:

Seriada Interdisciplinar:
1ª Opção – Campo Aberto
2ª Opção – Novo Girassol (Saberes e Afazeres do Campo)

Livro Regional:
1ª Opção – Culturas regionais do Brasil
2ª Opção – Tempo de Aprender


 (((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((<*>))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

SISTEMA DE AVALIAÇÃO PARAENSE

SisPAE


Edelene Avellar (secretária adjunta de ensino) com os livros do SisPAE


Entenda o que o SisPAE


Pacto pela Educação do Pará

O Pacto pela Educação do Pará é um esforço liderado pelo governo do Estado que articula a integração de diferentes setores e níveis de governo, comunidade escolar, sociedade civil organizada, iniciativa privada e organismos internacionais, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação no Pará. Este conjunto articulado de esforços poderá garantir às gerações de paraenses as condições educacionais necessárias para sua inclusão no intenso processo de desenvolvimento econômico que ocorre no Estado, e possibilitar inclusive, a sustentabilidade deste processo.

O objetivo do Pacto pela Educação do Pará, e seu grande desafio, é o de aumentar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Estado, em todos os níveis, até 2017. A partir desse objetivo e de forma participativa, foi concebido um Plano Estratégico, estruturado em sete importantes resultados: R1: aumentar o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental; R2: melhorar o desempenho dos alunos do Ensino Médio; R3: investir na qualificação dos profissionais da educação; R4: renovar a estrutura física das escolas e melhorar os recursos didáticos pedagógicos utilizados em sala de aula; R5: aprimorar a gestão da Secretaria de Educação em todos os níveis administrativos; R6: envolver governo, escolas e comunidade nas ações destinadas à melhoria das atividades educacionais, e R7: fomentar o uso da tecnologia da informação para a melhoria da prática docente e da gestão escolar.

O alcance dos resultados deve convergir para melhorar o aprendizado de crianças, adolescentes e jovens, garantindo sua permanência na escola e a conclusão da educação básica; e dependerá de um importante esforço de monitoramento da execução do Plano Estratégico, bem como de mobilização de novos recursos – humanos, materiais e financeiros – que complementem e qualifiquem as ações previstas.

A mobilização de outros atores, assim como as ações de monitoramento dos programas e a articulação de esforços, são as funções básicas do Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará. Ele é composto pelo Comitê Estadual, pelos Comitês Regionais e Municipais e pela Equipe Gestora do Pacto na Escola. Estão incluídos, entre outros Programas, o PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa), o Projeto Aprender Mais, o Projeto de Qualificação da Gestão Educacional e o Projeto de Apoio à Gestão Municipal e SisPAE (Sistema Paraense de Avaliação Educacional). Trata-se de uma proposta de parceria público-privada em que governo estadual, municípios, sociedade civil e empresariado se juntam para propiciar um futuro melhor para as novas gerações paraenses.

O SisPAE atende ao objetivo de produzir e divulgar informações que alimentem e orientem o processo de tomada de decisão em todas as suas instâncias, bem como possibilitem o acompanhamento sistemático das ações desenvolvidas e o resultado produzido pelas mesmas, na direção de uma melhor educação pública no estado do Pará.

O que é o SisPAE?

O Sistema Paraense de Avaliação Educacional – SisPAE é estratégico no enfrentamento de questões de vulnerabilidade na proficiência dos alunos e na identificação de fatores contextuais que se contrapõem à melhoria da educação no Estado. No momento em que de dez jovens paraenses, somente cinco completam sua Educação Básica, é fundamental que se reconheça a função da avaliação e a centralidade da educação no processo de desenvolvimento dos Municípios Paraenses.

O SisPAE, além de avaliar pontos relevantes no ensino aprendizagem, se propõe a suscitar reflexões e análises pedagógicas dos indicadores e resultados, referendar políticas de educação e ações focadas na melhoria do desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, relacionando-as ao contexto sócio-cultural dos alunos e educadores, e ainda, caracterizar a educação paraense atribuindo-lhe identidades no currículo, nos planos escolares e de gestão.

Fonte : www.sispae.caedufjf.net acessado em 12-06-15/09:00 h



SisPAE em Placas


O material do SisPAE de Placas foi entregue para as escolas que realizaram a avaliação em 2014 nos dias 11 e 12 de Junho, sendo dia 11 para as escolas da área rural e dia 12 para as escolas da área urbana.
A Coordenadora Municipal do SisPAE e também Secretária Adjunta de Ensino Edilene Avellar entregou as escolas da área rural as cx comas revistas da coleção SisPAE, uma ferramenta de importância para a reflexão sobre o desempenho das escolas das redes avaliadas no estado do Pará e para o diálogo entre os diversos atores educacionais, a fim de alcançar os objetivos e metas estabelecidas por pelo Pacto pela Educação do Pará.

Rita Araújo - Diretora da Escola Irani de Andrade

Wesley Martins - Diretor da Escola Almir Gabriel

Edna Silva (coordenadora pedagógica) e Angela Araújo (diretora da Escola Ana Faleiro)

Leovania Silva (Coordenadora Pedagógica) Rilson Oliveira e Rosineide Oliveira (Diretores da Escola Tancredo Neves)

Imagens e Texto: Lisvaldo Tomaela




Nenhum comentário:

Postar um comentário