Prefeitura
Municipal de Placas
Governo
Compromisso com o Povo
Secretaria
Municipal de Educação
Secretaria
Adjunta de Ensino
REUNIÃO
PARA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DO FUNDAMENTAL MENOR
DA
EDUCAÇÃO DO CAMPO
A Secretaria
Adjunta de Ensino reuniu-se neste dia 11 de Junho na SEME Placas com a Equipe
Diretiva (ED) dos polos da Área Rural de Placas para escolha do Livro Didático da
Educação do Campo séries iniciais (1º ao 5º ano) para o período de 2016/2018. A
reunião foi coordenada pela Secretária Adjunta de Ensino Edilene Avellar que
anteriormente enviou os mostruários digitais para cada escola visualizar e
optar por uma edição do livro didáticos aqui citados. Na reunião as EDs
entraram em consenso para escolha de uma mesma edição de cada disciplina para
todos as escolas rurais placaenses o que na verdade faz da reunião uma
confirmação do que já, anteriormente a escola escolheu em loco obedecendo o
critério de consenso coletivo.
Claudiana Landim - Jenifer Dnett - Tânia Silva (Equipe de Técnicos da Seme) com Edilene Avellar (Secretária Adjunta de Ensino) |
NA REUNIÃO COMPARECERAM AS ESCOLAS:
1. Belarmina Soares: Vila Bela Vista Km
221 (Br 230)
Diretora:
D”Avila da Conceição (blusa rosa);
Coordenadora
Pedagógica: Daliane Araújo (blusa verde)
2. Mec Seduc Km 200 A: Vila Aparecida km
200 (Br 230)
Diretora:
Nilda Danett (blusa branca)
Coordenadora
Pedagógica: Raimunda (blusa preta)
3. Escola Mec Seduc Km 170 A: Vila Ouro
Verde Km 170 (Br 230)
Diretor:
Eliel Holanda (Camisa verde)
Coordenador
Pedagógico: Ely Ferreira (camisa listrada)
A Escola Padre Antônio enviou sua
escolha por e-mail que foi levado em consideração na escolha e posteriormente
no consenso final para fechamento do quadro de livro didático da educação do
campo do ensino fundamental séries iniciais para o triênio 2016/2018.
VEJA AS COLEÇÕES PEDIDAS:
Seriada
Interdisciplinar:
1ª Opção – Campo Aberto
2ª Opção – Novo Girassol
(Saberes e Afazeres do Campo)
Livro Regional:
1ª Opção – Culturas
regionais do Brasil
2ª Opção – Tempo de
Aprender
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SISTEMA DE AVALIAÇÃO PARAENSE
SisPAE
Pacto pela Educação do Pará
O Pacto pela
Educação do Pará é um esforço liderado pelo governo do Estado que articula a
integração de diferentes setores e níveis de governo, comunidade escolar,
sociedade civil organizada, iniciativa privada e organismos internacionais, com
o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação no Pará. Este
conjunto articulado de esforços poderá garantir às gerações de paraenses as
condições educacionais necessárias para sua inclusão no intenso processo de
desenvolvimento econômico que ocorre no Estado, e possibilitar inclusive, a
sustentabilidade deste processo.
O objetivo do Pacto
pela Educação do Pará, e seu grande desafio, é o de aumentar em 30% o Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Estado, em todos os níveis, até
2017. A partir desse objetivo e de forma participativa, foi concebido um Plano
Estratégico, estruturado em sete importantes resultados: R1: aumentar o
desempenho dos alunos do Ensino Fundamental; R2: melhorar o desempenho dos
alunos do Ensino Médio; R3: investir na qualificação dos profissionais da
educação; R4: renovar a estrutura física das escolas e melhorar os recursos
didáticos pedagógicos utilizados em sala de aula; R5: aprimorar a gestão da
Secretaria de Educação em todos os níveis administrativos; R6: envolver governo,
escolas e comunidade nas ações destinadas à melhoria das atividades
educacionais, e R7: fomentar o uso da tecnologia da informação para a melhoria
da prática docente e da gestão escolar.
O alcance dos
resultados deve convergir para melhorar o aprendizado de crianças, adolescentes
e jovens, garantindo sua permanência na escola e a conclusão da educação
básica; e dependerá de um importante esforço de monitoramento da execução do
Plano Estratégico, bem como de mobilização de novos recursos – humanos, materiais
e financeiros – que complementem e qualifiquem as ações previstas.
A mobilização de
outros atores, assim como as ações de monitoramento dos programas e a
articulação de esforços, são as funções básicas do Sistema de Governança do
Pacto pela Educação do Pará. Ele é composto pelo Comitê Estadual, pelos Comitês
Regionais e Municipais e pela Equipe Gestora do Pacto na Escola. Estão
incluídos, entre outros Programas, o PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização
na Idade Certa), o Projeto Aprender Mais, o Projeto de Qualificação da Gestão
Educacional e o Projeto de Apoio à Gestão Municipal e SisPAE (Sistema Paraense de Avaliação Educacional). Trata-se de uma
proposta de parceria público-privada em que governo estadual, municípios,
sociedade civil e empresariado se juntam para propiciar um futuro melhor para
as novas gerações paraenses.
O SisPAE atende ao objetivo de produzir e
divulgar informações que alimentem e orientem o processo de tomada de decisão
em todas as suas instâncias, bem como possibilitem o acompanhamento sistemático
das ações desenvolvidas e o resultado produzido pelas mesmas, na direção de uma
melhor educação pública no estado do Pará.
O
que é o SisPAE?
O Sistema Paraense
de Avaliação Educacional – SisPAE é estratégico no enfrentamento de questões de
vulnerabilidade na proficiência dos alunos e na identificação de fatores contextuais
que se contrapõem à melhoria da educação no Estado. No momento em que de dez
jovens paraenses, somente cinco completam sua Educação Básica, é fundamental
que se reconheça a função da avaliação e a centralidade da educação no processo
de desenvolvimento dos Municípios Paraenses.
O SisPAE, além de
avaliar pontos relevantes no ensino aprendizagem, se propõe a suscitar
reflexões e análises pedagógicas dos indicadores e resultados, referendar
políticas de educação e ações focadas na melhoria do desempenho dos estudantes
do Ensino Fundamental e Médio, relacionando-as ao contexto sócio-cultural dos
alunos e educadores, e ainda, caracterizar a educação paraense atribuindo-lhe
identidades no currículo, nos planos escolares e de gestão.
Fonte
: www.sispae.caedufjf.net acessado
em 12-06-15/09:00 h
SisPAE em Placas
O material do
SisPAE de Placas foi entregue para as escolas que realizaram a avaliação em
2014 nos dias 11 e 12 de Junho, sendo dia 11 para as escolas da área rural e
dia 12 para as escolas da área urbana.
A Coordenadora
Municipal do SisPAE e também Secretária Adjunta de Ensino Edilene Avellar
entregou as escolas da área rural as cx comas revistas da coleção SisPAE, uma
ferramenta de importância para a reflexão sobre o desempenho das escolas das
redes avaliadas no estado do Pará e para o diálogo entre os diversos atores
educacionais, a fim de alcançar os objetivos e metas estabelecidas por pelo
Pacto pela Educação do Pará.
Rita Araújo - Diretora da Escola Irani de Andrade |
Wesley Martins - Diretor da Escola Almir Gabriel |
Edna Silva (coordenadora pedagógica) e Angela Araújo (diretora da Escola Ana Faleiro) |
Leovania Silva (Coordenadora Pedagógica) Rilson Oliveira e Rosineide Oliveira (Diretores da Escola Tancredo Neves) |
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