terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Vilma Freitas / SINTEPP: Fala ao BLOG SEME: Vida profissional e privada, eleição 2014, mensagem de fim de ano aos sindicalizados...








ENTREVISTA CONCEDIDA PELA COORDENADORA DO SINTEPP PLACAS

VILMA FREITAS

Status hodierno
“Dedicada e Realizada”


((((((((((((((((((((((((((+!+))))))))))))))))))))))))))


QUESTÕES ELABORADAS PELA EDIÇÃO DO BLOG SEME

PARCERIA COM O BLOG


"BATE-VOLTA" OU "PINGUE-PONGUE"
Entrevista estilo "bate-volta" ou "pingue-pongue" é publicado na forma de perguntas e respostas, quase sempre demonstrando um breve perfil do entrevistado, são perguntas claras e diretas que remetem a respostas curtas e objetivas.



SÍNTESE BIOGRÁFICA



NOME: Vilma Gonçalves de Freitas;

FUNÇÃO ATUAL: Coordenadora do SINTEPP Placas;

FORMAÇÃO: Pedagoga pela ULBRA, Pós em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar e Educação Infantil e Ensino Fundamental das Séries Inicias pela Gama Filho;

TRÊS FILHOS: Wesley, Wenderson e Thiago;

FAMÍLIA: Casada com Gilson Crespan.



1.    QUANDO ASSUMIU A COORDENAÇÃO DO SINTEPP PLACAS?
Primeiramente como segunda coordenadora junto com Olivam Cordeiro (2008 a 2012) e como coordenadora do SINTEPP a partir de 2012 até janeiro de 2015 quando passará a coordenação do SINTEPP Placas para a nova coordenação que irá ser eleita dia 19 de dezembro de 2014.

2.    O QUE O LEVOU A SAIR DA FUNÇÃO A QUAL É EFETIVADO(A), PARA ASSUMIR A FUNÇÃO DE COORDENADORA DO SINTEPP?
Sentindo que poderia fazer mais pela educação placaense como coordenação do SINTEPP, se candidatei em 2008 onde fui eleita junto com Olivam Cordeiro.

3.    COMO RESUMIRIA SUA ATUAÇÃO NESTA FUNÇÃO?
Acho que poderei fazer muito mais do que fiz mas sou ciente que fiz o possível dentro das possibilidades que o município propõe. Em analogia ao municípios vizinhos de Placas, declaro que me considero vitoriosa frente ao SINTEPP Placas.

4.    QUAIS OS MAIORES PROJETOS ANGARIANDO PARA A EDUCAÇÃO NA SUA GESTÃO?

A - O Plano de Cargo e Carreira e Remuneração dos Trabalhadores em Educação – PCCR que foi aprovado em 2009 com ampla discussão entre a classe da educação, secretaria de educação que aprovaram o texto de forma irrestrita, o que prova a seriedade que tivemos na elaboração da proposta do PCCR de Placas que é tido como exemplo hoje por municípios da região. Uma pessoa que não podemos esquecer de agradecer neste processo é o Srº Isaque Dias (então coordenador do SINTEPP regional) atual vereador de Itaituba. Uma características do PCCR que muito me orgulha foi as gratificações e progressões estabelecidas no mesmo, o que faz com que sejam legalizadas, impedindo sua remoção por governos futuros municipais. A gratificação de porte (para diretores, orientares e secretários de escola) a qual não se encontra em nenhum município vizinho, uma conquista impar para nos placaenses;

B – Eleição para Diretores de Escolas Municipais: Aconteceu em 2012 onde foram eleitos de forma democrática através de eleição direta, diretores e vice-diretores das escolas polos (Tancredo Neves, Almir Gabriel, Irani de Andrade, Ana Faleiro, Belarmina Soares, Mec/Seduc km 170 A e Padre Antônio) haja visto que a escola Mec Seduc km 200 A não apresentou chapa para concorrer a eleição o que ficou estabelecido direção posta por indicação da secretaria de educação.

C – Greve x Conquistas: Em 2012/2013 foi efetuado uma greve por atraso de pagamento, merenda escolar e transporte escolar da qual acreditamos que saímos vitoriosos pelo fato de conquistarmos a atualização de nossos salários (então atrasados) entre outras conquistas. A greve lapidou nos enquanto educadores, concretando nos em pessoas mais experientes e aptas a lutar por nossos direitos educacionais, deixando um legado para os profissionais em educação de Placas que servirá de vitrine para os próximas administrações municipais que almejem extrair direitos educacionais adquiridos.

D – A SUBSEDE do SINTEPP Placas inaugurada em 27 de novembro de 2011 no Bairro São Francisco com sala de reunião, cozinha, escritórios para coordenação e secretariados, onde damos total apoio aos profissionais da educação dando também suporte como impressão de provas, trabalhos escolares para escolas municipais, entre outros;

F – O auditório do SINTEPP Placas que está sendo construído com 396 m², medindo 18x22 m que será totalmente climatizado com inauguração prevista para janeiro de 2015.



DENTRE TODOS OS PROJETOS ADQUIRIDOS OU REALIZADOS EM SUA GESTÃO QUAL O QUE O VOCÊ DESTACARIA E PORQUÊ?
PCCR pela importância que tem para aquisição de direitos e deveres dos profissionais da educação.

5.    FAÇA UMA SINOPSE DE SUA VIDA PROFISSIONAL (CARGOS QUE OCUPOU ATÉ O MEMENTO)?
1999 iniciou como auxiliar de secretaria da zona rural na escola Tancredo Neves;
2000 foi para secretaria do ensino médio da escola Tancredo Neves;
2006 diretora da escola Irani de Andrade;
2007 aprovada no concurso municipal para docente da rede municipal de educação;
2009 assume a coordenação do SINTEPP com Olivam Cordeiro;
2012 assume a coordenação do SINTEPP com a saída de Olivam Cordeiro onde estará até janeiro de 2015.


6.    POR QUE NÃO ESTARÁ CONCORRENDO MAIS A COORDENADORA DO SINTEPP NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES?
Por questões estritamente particulares. Prefiro não discutir aqui...
7.    QUAIS SEUS OBJETIVOS PROFISSIONAIS PARA 2015?
Pretendo tirar minha licença prêmio para poder dar mais atenção a minha vida particular, a minha família. Más pretendo voltar ao trabalho o mais rápido possível, doar minha experiência adquirida nestes anos de trabalho na educação municipal, para que possa contribuir uma educação verdadeiramente de qualidade.

8.    UMA MENSAGEM DE FIM DE ANO PARA OS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO E PARA A POPULAÇÃO PLACAENSE EM GERAL:
Mais um ano chega ao fim. Para alguns marcados por extrema alegria, para outros embargados de dor. Nesse momento é hora de refletir.
Como foi nosso ano? Conseguimos conquistar nossos ideais? Será que realmente lutamos por eles?
Demos o abraço que nosso irmão tanto queria, ou viramos as costas não se importando com ele? Pedimos perdão pelas nossas falhas, ou o orgulho não deixou? Fomos amigos e companheiros com nosso colega de trabalho, ou simplesmente fazíamos nosso trabalho sem se importar com o outro tão perto de nós? Estivemos presente na vida de nossos filhos, de nossos maridos, esposas?
Enfim, depois de tantas perguntas nos vêm mais uma pergunta: será que teremos uma outra chance? Para um pedido de desculpas, uma reconciliação, uma dúvida não respondida, um amor encontrado, uma dor desaparecida, um grito de alívio, um beijo, um abraço que não foi dado?
Meu Deus… nos dê forças, nos dê saúde, nos dê a chance de fazer o que deveria ser feito, consertar nossos erros, de sermos amigos, companheiros, compreensivos, mãe, pai, filha, filho, esposa, esposo.
Nos dê a chance de viver cada vez mais o amor verdadeiro de Cristo.


9.    COMO FOI PARA VOCÊ RECEBER O DIAGNÓSTICO DE NEOPLASIA?
Muito difícil, pois já há casos em minha família o que me preocupou mais ainda, mas acredito, primeira em Deus que me concederá minha saúde intacta para poder fazer o que mais gosto, trabalhar e viver plenamente, também estou contanto com todo apoio de minha amada e impar família, meu adorados filhos, que estão me entendendo e ofertando todo seu amor fraternal, de meu esposo pelo qual tenho grande apresso, e também de meus amigos em especial os profissionais em educação que me dão muita força neste momento tão importante de minha vida.
Más quero citar aqui o apoio fenomenal de minha guerreira, de minha inspiração de vida, minha mãe Ana Maria que passou, tempos atrás, por esta situação levando a perda um ente querido pela mesma mazela.
Tive o diagnóstico de neoplastia de pele em novembro de 2014 o que me levou a fazer uma biópsia primaria, estou aguardando o resultado de alguns exames que fiz para saber qual o melhor procedimento que deverei tomar para o tratamento que farei (quimioterapia ou mesmo cirurgia). 

 
Vilma e Ramona - Coordenadoras do SINTEPP Placas

Vilma e Ramona na entrada do auditório do SINTEPP em construção

Auditório do SINTEPP em construção

396 m² - Um ambiente climatizado com quartos e toaletes masculinos e femininos - Auditório do SINTEPP em construção

Vilma e Ramona dentro das futuras instalações do auditório do SINTEPP Placas

Fachada do auditório deo SINTEPP em construção

 
Rilson e Vilma - Coordenação do SINTEPP Placas em reunião da categoria 

Almoço de confraternização realizado pelo SINTEPP com os sindicalizados

Reunião da categoria na escola Tancredo Neves



ENCERRO

PALAVRA-CHAVE

EM UMA PALAVRA, COMO RESUMIRIA SUA ATUAÇÃO NA COORDENAÇÃO DO SINTEPP?

DEDICAÇÃO


EM UMA PALAVRA, COMO SE RESUMIRIA ENQUANTO COORDENADORA DO SINTEPP?

REALIZADA

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,


MISSIVA “MENSAGEM FINAL

PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO

Quero primariamente agradecer a todos profissionais em educação em Placas pelo apoio, pela participação e contribuição nestes anos que estive a frete da coordenação do SINTEPP Placas, em especial Ramona Chaparro, Vagno Ferreira, Rilson Oliveira, Mauricio Lima, Rosa Silva, Pedro Lima, Sidney Pavlac, ...


Quero agradecer ao amigos e companheiros do SINTEPP Regional Oeste.

A FAMÍLIA

Quero agradecer a minha família pelo apoio e compressão neste anos que estive a fretene do SINTEPP Placas o que me levou, em alguns casos a ficar ausentes dos mesmos. Obrigado família Freitas, amos vcs demais ... Não estaria aqui se não fosse por vcs...

Boa Festas a todos....



Nenhum comentário:

Postar um comentário