segunda-feira, 9 de março de 2015

Marcelo Leal (Secretário de Educação) Divulga como será a Avaliação Unificada em Placas (2015)


Marcelo Leal - Secretário de Educação de Placas - Pará



AVALIAÇÃO UNIFICADA
Construindo Um Projeto De Avaliação Unificada Na Rede Municipal De Placas - Pará



 Marcelo Leal divulga critérios da Avaliação Unificada plaaenses para ano letivo de 2015

Em 03 de Março de 2015 no Legislativo Municipal de Placas, o Secretário Municipal de Educação Marcelo Leal reuniu-se com toda Equipe Diretiva para tratar dos Critério de  Avaliação e Avaliação Unificada Municipal.
Na oportunidade a Secretária Adjunta de Ensino Edilene Avellar Do Nascimento Santos e o Coordenador de Programas Federais José Agnaldo De Lima da Silva trataram do Programa Federal Mais Educação (parte técnica e pedagógica).

MARCELO LEAL
SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO
Síntese da fala do secretário

Boas Vindas !!!!!

A reunião teve iniciou com a palavra do Secretário de Educação Marcelo Leal que iniciou sua fala agradecendo a presença de todos e fazendo uma análise do início do ano letivo de 2015 e citando que as escolas serão avaliadas neste ano com a Prova Brasil com educandos do 5º Ano e 8ª Série. Falou também do Currículo Mínimo Municipal e que a participação dos professores nesta construção foi de suma importância pois são os principais agentes desta nova realidade da educação placaense.

A RELAÇÃO SEME COM O SINTEPP PLACAS EM 2015

Falou da relação com o SINTEPP Placas onde terá um reunião dia 10 de Março com a coordenação para tratar de assuntos pertinentes as remuneração dos funcionários (aumento de salários entre outros)

MAIOR APOIO TÉCNICO A ÁREA RURAL

Criou uma equipe na SEME para suporte em loco da área rural com o Pedagogo Emerson Luís como Coordenador Municipal de Educação no Campo e Pedagogia de Alternância com Francisca Gomes, Adrea Pavlak e Mrizete Cortez como secretárias auxiliares desta coordenação.

SÁBADOS LETIVOS E PLANO DE GESTÃO DAS ESCOLAS

Os sábados letivo poderão serem em conjuntos entre escolas com formação continuada.
Plano de Gestão: Cada escola deverá ter para direcionar suas ações no ano letivo de 2015 e deverá ser enviada para a SEME.
Dentro do Plano de Gestão o secretário citou que cada escolas deve prezar a presença dos pais na escola, fazer com que os mesmos participem plenamente da vida educacional de seus filhos na escola.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Mudanças na Educação Inclusiva: Novos integrantes na equipe que agora vai dinamizar o auxílio que a seme oferta para os alunos portadores de necessidade educacionais especiais e que a esta nova equipe é composta por Marinêz de Castro como Coordenadora Municipal de Educação Inclusiva, como auxilio nas escolas a Professora Marli Cirtol no turno da manhã na Escola Ana Faleiro, o Professor Mauricio Lima na Escola Almir Gabriel, a Professora Dulce na Escola Tancredo Neves no turno da manhã e Escola Irani de Andrade no turno da tarde, Professora Elizete Leal atuará na Escola Irani de Andrade de manhã e Escola Ana Faleiro a tarde, a Professora Ramona Chaparro irá fornecer suporte as demais escolas no contraturno.

RESPEITO E VALORIZAÇÃO AOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DE PLACAS

O Secretário de Educação enfatizou a construção de uma relação SEME/Profissionais da Educação pautada no respeito pessoal e profissional, assim como remuneração em dias e de todos seus legais direitos, para isso as escolas deverão estarem aptas para entregar todos dados profissionais dos profissionais em educação de cada mês letivo na SEME com eficácia obedecendo a dada pré-definida ara que não há atraso na solução de equívocos em usa carga horária ou remuneração.
Citou que irá respeitar, enquanto SEME os direitos dos profissionais em educação de suas licenças e vantagens obedecendo um cronograma pré-definido.
Que a SEME Placas irá se organizar para pagar o salário dos profissionais em educação até o dia 30 de cada mês sem precisar a complementação da União para efetivação do mesmo.

Citou sobre o pagamento de resíduo do honorários dos profissionais em educação referente a dezembro de 2012.
Veja a matéria sobre este pagamento postado nas redes sociais:

PAGAMENTO DE RESÍDUO SALARIAL DE 2012
Governo compromisso com o Povo
Secretaria de Educação de Placas - Pa


OS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO, como agentes de mudanças e formadores das novas gerações, são essenciais para a sociedade e para o desenvolvimento de um país, mas infelizmente nem sempre são respeitados nos seus direitos e valorizados pela sociedade e o Poder Público.
(Nelson Joaquim)


RESPEITO, COMPROMISSO E VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO

A Prefeitura de Placas através da Secretaria de Educação ratificou o seu slogan que se concreta em “GOVERNO COMPROMISSO COM O POVO” quando assumiu e efetuou o pagamento de 25% dos honorários dos profissionais em educação referente a dezembro de 2012, resíduo este proveniente do Governo anterior, mesmo assim já quitado pelo atual Governo que acredita que uma educação de qualidade deverá ser pautada no respeito aos profissionais e na concretação de seus direitos salarias. Assim o Prefeito Leonir Hermes juntamente com o Secretário de Educação Marcelo Leal externam seus mais sinceros votos de que todo profissional em educação placaense possam desenvolver seu impar e inigualável trabalho de forma digna e respeitosa em todos futuros governo municipais. Queremos aqui elencar nosso compromisso de respeito, cumprimento das leis referentes a categoria, de relação de amizade que almejamos por todo período do Governo Compromisso com o Povo... Um ótimo ano letivo de 2015 a todos vocês. 



Um professor pode encontrar a eternidade, pois nunca poderemos determinar onde para a sua influência sobre os alunos que um dia serão homens, gênios, inventores, sementes que germinaram pelas mãos de seus mestres." (Henry B. Adams)


Governo Compromisso com o Povo
Leonir Hermes – Prefeito

Secretaria Municipal de Educação
Marcelo Leal – Secretário

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO UNIFICADOS DE PLACAS

O Secretário de Educação de Placas Marcelo Leal em data retroativa aprovou sem restrições a efetuação de critérios de avaliação unificada para todo o município de Placas, critérios este escolhidos e aprovados por todas equipes diretivas municipais em Assembleia Geral de Equipes Diretivas realizada nos dias 23 e 24 de janeiro de 2015 na Escola Tancredo Neves onde estiveram presentes representantes de todos os polos placaenses (Urbano, Km 221, Lote Dez, Ouro Verde, Novo Paraiso e a área urbana) onde ficou acordado que no ano letivo de 2015 todas escolas municipais deste município deverão avalizarem seus educandos direcionados pelos mesmos critérios padronizados dentro da realidade de cada comunidade. Assim as avaliações de todo município serão formatadas obedecendo critérios pré-estabelecidos focando a diminuição das disparidade de avalição dentro da área municipal, mazelas como dificuldade de intepretação do critérios avaliativos por parte da SEME oriundos a área rural, deficiência de entendimento por parte dos pais e da comunidade escolar da forma exata de avaliação dos educandos placaenses.

Veja como ficou a avaliação padronizada de Placas:

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO MUNICIPAL UNIFICADOS
Deverá ser aplicada em toda escola municipal de Placas - Pará

Fundamental – EJA
SÉRIE/ANO
PROVAS
Unificada: Ver critérios gerais nesta matéria
TRABALHO 1
TRABALHO 2
(redação)
CGA
Critério Geral de Avaliação
4º ano
EJA
Fundamental  Maior
01 prova por bimestre com valor simbólico de 100
01 trabalho em Grupo por bimestre com valor simbólico de 100
01 trabalho Individual por bimestre com valor simbólico de 100
Com valor simbólico de 100 especificado em 2,5 cada um
OBS

Escrita para entrega ao docente
Escrito ou expositivo feita extra classe na escola (inibir grupos de trabalho na casa dos alunos)

Como serão os grupos de trabalhos ?

A critério de cada professor.
O professor poderá passar mais atividades inter ou estra classe para os alunos desde que não fuja da forma padronizada de avaliação
Escrito feita na sala de aula
CRITÉRIO DA REDAÇÃO

Ø  Tema gerador que será sugerido pela escola e desenvolvido por cada professor durante o bimestre na sala de aula = 2.5 pontos

Ø  Coesão e coerência (ligação do tema com o texto desenvolvido não fugir da estrutura do assunto) = 2,5 pontos

Ø  Estética (estrutura como parágrafo, alinhamento ou seja formatação do texto) = 2,5 pontos

Ø  Ortografia e pontuação = 2,5 pontos
Total: 100 pontos

LEVA-SE EM CONSIDERAÇÃO:



Ø  Frequência = 2,5

Ø  Comportamento inter e extra sala (dentro do pátio da escola enquanto aula ativa) = 2,5

Ø  Participação = 2,5

Ø  Pontualidade = 2,5
Total: 100



As quatro notas de 100 ou a que o aluno tirar serão divididas por 4 o que mostrará a nota real final do mesmo
Exemplo: 1ª Av (100) + 2ª Av (80) + 3ª Av (70) + 4ª Av (60) = 310 / 4 = Nota final (80)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO MUNICIPAL UNIFICADA
CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Série/Ano
Provas
Trabalhos
Obs
1º Ano
Prova escrita no método da Prova Brasil (não vale nota, apenas para detectar se o discente assimilou o conteúdo)
Trabalhos que desenvolvam a leitura e a escrita

OBS: A ficha é a base para toda ação para detectar a assimilação ou não dos discentes (alunos) do conteúdo aplicado, levando em conta o foco principal, a aprendizagem (alfabetização)
2º Ano
Prova escrita no método da Prova Brasil (não vale nota, apenas para detectar se o discente assimilou o conteúdo
Trabalhos que desenvolvam a leitura e a escrita
3º Ano
Prova escrita no método da ANA (não vale nota, apenas para detectar se o discente assimilou o conteúdo)



AVALIAÇÃO UNIFICADA
Construindo um projeto de Avaliação Unificada na rede Municipal de Placas - Pará

Projeto formatado a partir de experiências adquiridas em assembleias nacionais da qual o Secretário Participou, a Avaliação Unificada deverá unificar a avaliação a nível de município, sendo assim o aluno do 3º ano do Novo Paraiso iria fazer a mesma avaliação da área urbana, uma padronização para que haja uma condição da SEME avaliar melhor a escola a cada bimestre e da escola acompanhar seu aluno de forma mais eficaz.

Como funcionará
Os professores de cada área irão sentar com equipe da SEME obedecendo ao currículo mínimo e efetuar uma quantidade de questões que ira ser escolhida por uma equipe de pedagogos assim ira enviar as mesmas para o secretário de educação que ira enviar as mesmas impressas para todas escolas municipais.

AVALIAÇÃO UNIFICADA

JUSTIFICATIVA

A rede municipal de educação de Placas tem apresentado resultados oscilatórios nos índices de avaliação externa. Isso reflete a necessidade de constituir políticas públicas que tenham continuidade e que contribuam para a melhora contínua da qualidade de nossa educação. No que tange a avaliação o que se observa é a falta de critérios claros nos processos avaliativos que possam sustentar uma política de longo prazo de cumprimento do currículo municipal. Nesse contexto que a avaliação unificada vai atuar na uniformização de uma política de avaliação que possa ser utilizada continuamente na melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos.

OBJETIVOS
Fazer um prognóstico da assimilação dos conteúdos que passaram a ser trabalhados de forma padronizada na Rede, em todas as unidades desse nível de atendimento e que estão em execução desde o último ano.

METAS
1- Capacitar os técnicos e professores coordenadores para elaboração das questões e formatação da prova;
2- Contratar empresa via licitação para impressão das provas;
3- Avaliar todos os alunos do 3 ano a 8 séries do ensino fundamental

METODOLOGIA
Construção da política de currículo de nosso município;
Definição dos professores coordenadores;
Licitação de gráfica responsável pela impressão
Formação dos agentes envolvidos;
Estabelecimento do cronograma de atividades e prazos;

CRONOGRAMA
Reunião com os professores Coordenadores;
Realização de licitação
Reunião com equipes diretivas;
Formação com técnicos e professores coordenadores;
Reunião com professores por disciplina e séries para formação e elaboração de questões;
Envio das questões com conteúdo do 1 bimestre;
Formatação da 1 avaliação unificada;
Envio para as escolas
Realização da prova

AVALIAÇÃO

A dinâmica de avaliação a análise dos resultados acontecerá da seguinte forma:

1 encontro a cada dois meses com a coordenação do projeto, os professores coordenadores e todos os professores da disciplina ou turma;

1 encontro a cada 2 meses entre a coordenação do projeto, técnicos da SEME, equipes diretivas e professores coordenadores


EQUIPE TÉCNICA
Edilene Avellar – Coordenadora Geral
Sirlei Rosa Machado – Coordenadora e Normas, Legislação e Avaliação Educacional;
Emerson Luís Soares Rodrigues – Coordenação de Educação no Campo e Pedagogia da Alternância;
Antônio Valdivino – Supervisão da Esc. Irani de Andrade
Cleusa Faleiro – Supervisão da Esc. Almir Gabriel
Edna Silva – Supervisão da Esc. Ana Faleiro
Leovânia – Supervisora da Esc. Tancredo Neves
Daliane – Supervisora da Esc. Belarmina Soares
Raimundinha – Supervisora da Esc. Mec Seduc 200 A
Eli – Supervisor da Esc. Mec Seduc 170 A
Edilza – Supervisora da Esc. Padre Antônio

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com os critérios de avaliação agora unificados, aplicados de igual modo em todas escolas municipais de Placas, o Secretário de Educação Marcelo Leal propôs e foi integralmente aprovado pelas equipes diretivas também a avaliação unificada, fazendo assim com que Placas tenha em 2015 critérios de avaliação e avaliação unificadas, prezando a inserção do município nos moldes nacionais onde há provas unificadas nacionais como a Prova Brasil, a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), o  Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SISPAE) que avalia a educação do estado do Pará objetivando alcançar as metas estabelecidas no Pacto pela Educação do Pará. Assim a SEME Placas poderá avaliar de forma mais eficaz a rede municipal de ensino, preparando a mesma para alcançar as metas estabelecidas pelos Programas e Provas Nacionais e estaduais como citamos acima.

2ª PARTE DA REUNIÃO: EDILENE AVELAR E JOSÉ AGUINALDO
Assunto: Programa Federal MAIS EDUCAÇÃO

O QUE É O MAIS EDUCAÇÃO?

O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macro campos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.
Mais informações sobre o programa citado: Contatos
Programa Mais Educação
Coordenação Geral de Educação Integral
Diretoria de Currículos e Educação Integral (DICEI)
Esplanada dos Ministérios – Bloco L – Anexo II – Sala 301 / CEP: 70047 – 902
Telefone: (61) 2022-9039, 9184, 9185 e 9187.
E-mail:
educacaointegral@mec.gov.br


MAIS EDUCAÇÃO EM PLACAS

O Coordenador Municipal de Programa s Federais da SEME placas José Agnaldo iniciou falando da parte técnica do Programa Mais Educação apresentando em slides documentação necessária para prestação de contas das escolas que tem em efetivação o programa federal.
Foi visualizado vários documentos de necessidade para a legalidade e constituição do Mais Educação em cada Escola.

A Secretária Adjunta de Ensino Edilene Avelar construiu uma fala pautada na ênfase de zelo pelo Programa Federal Mais Educação e expressou orientações pedagógicas necessárias para a eficácia do mesmo em Placas.

No nosso município existe o Programa Mais Educação nas seguintes escolas:

Belarmina Soares
Escola Almir Gabriel
Escola Ana Faleiro
Escola Casa Familiar Rural
Escola Irani de Andrade
Escola José Sarney
Escola Padre Antônio
Escola Tancredo Neves
Mec Seduc Km 170 A
Mec Seduc Km 172 B
Mec Seduc Km 197 A
Mec Seduc Km 200 A
Mec Seduc km 217 B
Mec Seduc Km 235 C


MENSAGEM FINAL
By Claudiana Landim

É HORA DE RECOMEÇAR

“Não importa aonde você parou ...
Em que momento da vida você cansou...
O que importa é que sempre é possível RECOMEÇAR.
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
É renovar as esperanças na vida
E o mais importante...
Acreditar em você de novo.
Sofreu muito neste período? Foi Aprendizado...
Chorou muito? Foi limpeza de alma...
Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoa-las um dia...
Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechaste a porta até para os anjos...
Acreditou que quase tudo estava perdido? Era o início de tua melhora...
Onde quer chegar? Ir alto?
Sonhe alto... Queira o melhor...
Se pensarmos pequeno... Coisas pequenas teremos...
Mas se desejarmos fortemente o melhor e principalmente
Lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar em nossa vida.
“Porque sou do tamanho daquilo que vejo e não do tamanho da minha altura”

(Carlos Drummond de Andrade)



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