Marcelo Leal - Secretário de Educação de Placas - Pará |
AVALIAÇÃO UNIFICADA
Construindo Um Projeto De
Avaliação Unificada Na Rede Municipal De Placas - Pará
Marcelo Leal divulga critérios da Avaliação Unificada plaaenses para ano letivo de 2015
Em 03 de
Março de 2015 no Legislativo Municipal de Placas, o Secretário Municipal de
Educação Marcelo Leal reuniu-se com toda Equipe Diretiva para tratar dos Critério de Avaliação e Avaliação Unificada Municipal.
Na oportunidade a Secretária Adjunta de Ensino Edilene Avellar Do Nascimento Santos e o Coordenador de Programas
Federais José Agnaldo De Lima da Silva trataram do Programa Federal Mais
Educação (parte técnica e pedagógica).
MARCELO LEAL
SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO
Síntese da fala do
secretário
Boas Vindas !!!!!
A reunião teve iniciou com a palavra do Secretário de Educação Marcelo
Leal que iniciou sua fala agradecendo a presença de todos e fazendo uma análise
do início do ano letivo de 2015 e citando que as escolas serão avaliadas neste
ano com a Prova Brasil com educandos do 5º Ano e 8ª Série. Falou também do
Currículo Mínimo Municipal e que a participação dos professores nesta
construção foi de suma importância pois são os principais agentes desta nova
realidade da educação placaense.
A RELAÇÃO SEME COM
O SINTEPP PLACAS EM 2015
Falou da relação com o SINTEPP Placas onde terá um reunião dia 10 de
Março com a coordenação para tratar de assuntos pertinentes as remuneração dos
funcionários (aumento de salários entre outros)
MAIOR APOIO
TÉCNICO A ÁREA RURAL
Criou uma equipe na SEME para suporte em loco da área rural com o
Pedagogo Emerson Luís como Coordenador Municipal de Educação no Campo e Pedagogia
de Alternância com Francisca Gomes, Adrea Pavlak e Mrizete Cortez como
secretárias auxiliares desta coordenação.
SÁBADOS LETIVOS E
PLANO DE GESTÃO DAS ESCOLAS
Os sábados letivo poderão serem em conjuntos entre escolas com formação
continuada.
Plano de Gestão: Cada escola deverá ter para direcionar suas ações no
ano letivo de 2015 e deverá ser enviada para a SEME.
Dentro do Plano de Gestão o secretário citou que cada escolas deve
prezar a presença dos pais na escola, fazer com que os mesmos participem
plenamente da vida educacional de seus filhos na escola.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Mudanças na Educação Inclusiva: Novos integrantes na equipe que agora
vai dinamizar o auxílio que a seme oferta para os alunos portadores de
necessidade educacionais especiais e que a esta nova equipe é composta por
Marinêz de Castro como Coordenadora Municipal de Educação Inclusiva, como
auxilio nas escolas a Professora Marli Cirtol no turno da manhã na Escola Ana
Faleiro, o Professor Mauricio Lima na Escola Almir Gabriel, a Professora Dulce
na Escola Tancredo Neves no turno da manhã e Escola Irani de Andrade no turno
da tarde, Professora Elizete Leal atuará na Escola Irani de Andrade de manhã e
Escola Ana Faleiro a tarde, a Professora Ramona Chaparro irá fornecer suporte
as demais escolas no contraturno.
RESPEITO E
VALORIZAÇÃO AOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DE PLACAS
O Secretário de Educação enfatizou a construção de uma relação
SEME/Profissionais da Educação pautada no respeito pessoal e profissional,
assim como remuneração em dias e de todos seus legais direitos, para isso as
escolas deverão estarem aptas para entregar todos dados profissionais dos
profissionais em educação de cada mês letivo na SEME com eficácia obedecendo a
dada pré-definida ara que não há atraso na solução de equívocos em usa carga
horária ou remuneração.
Citou que irá respeitar, enquanto SEME os direitos dos profissionais em
educação de suas licenças e vantagens obedecendo um cronograma pré-definido.
Que a SEME Placas irá se organizar para pagar o salário dos
profissionais em educação até o dia 30 de cada mês sem precisar a
complementação da União para efetivação do mesmo.
Citou sobre o pagamento de resíduo do honorários dos profissionais em
educação referente a dezembro de 2012.
Veja a matéria sobre este pagamento postado nas redes sociais:
PAGAMENTO DE RESÍDUO
SALARIAL DE 2012
Governo compromisso com o Povo
Secretaria de Educação de Placas - Pa
OS PROFISSIONAIS EM
EDUCAÇÃO, como agentes de mudanças e formadores das novas gerações, são
essenciais para a sociedade e para o desenvolvimento de um país, mas
infelizmente nem sempre são respeitados nos seus direitos e valorizados pela
sociedade e o Poder Público.
(Nelson Joaquim)
RESPEITO, COMPROMISSO E
VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO
A Prefeitura
de Placas através da Secretaria de Educação ratificou o seu slogan que se
concreta em “GOVERNO COMPROMISSO COM O POVO” quando assumiu e efetuou o
pagamento de 25% dos honorários dos profissionais em educação referente a
dezembro de 2012, resíduo este proveniente do Governo anterior, mesmo assim já
quitado pelo atual Governo que acredita que uma educação de qualidade deverá
ser pautada no respeito aos profissionais e na concretação de seus direitos salarias.
Assim o Prefeito Leonir Hermes juntamente com o Secretário de Educação Marcelo
Leal externam seus mais sinceros votos de que todo profissional em educação
placaense possam desenvolver seu impar e inigualável trabalho de forma digna e
respeitosa em todos futuros governo municipais. Queremos aqui elencar nosso
compromisso de respeito, cumprimento das leis referentes a categoria, de
relação de amizade que almejamos por todo período do Governo Compromisso com o
Povo... Um ótimo ano letivo de 2015 a todos vocês.
Um professor pode encontrar a eternidade, pois nunca poderemos determinar onde para a sua
influência sobre os alunos que um dia serão homens, gênios, inventores,
sementes que germinaram pelas mãos de seus mestres."
(Henry B. Adams)
Governo Compromisso com o Povo
Leonir Hermes – Prefeito
Secretaria Municipal de Educação
Marcelo Leal – Secretário
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO
UNIFICADOS DE PLACAS
O Secretário de Educação de Placas Marcelo Leal em data retroativa
aprovou sem restrições a efetuação de critérios de avaliação unificada para
todo o município de Placas, critérios este escolhidos e aprovados por todas
equipes diretivas municipais em
Assembleia Geral de Equipes Diretivas realizada nos dias 23 e 24 de janeiro de
2015 na Escola Tancredo Neves onde estiveram presentes representantes de todos
os polos placaenses (Urbano, Km 221, Lote Dez, Ouro Verde, Novo Paraiso e a
área urbana) onde ficou acordado que no ano letivo de 2015 todas escolas
municipais deste município deverão avalizarem seus educandos direcionados pelos
mesmos critérios padronizados dentro da realidade de cada comunidade. Assim as
avaliações de todo município serão formatadas obedecendo critérios
pré-estabelecidos focando a diminuição das disparidade de avalição dentro da
área municipal, mazelas como dificuldade de intepretação do critérios
avaliativos por parte da SEME oriundos a área rural, deficiência de
entendimento por parte dos pais e da comunidade escolar da forma exata de
avaliação dos educandos placaenses.
Veja como ficou a avaliação padronizada de Placas:
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO MUNICIPAL UNIFICADOS
Deverá
ser aplicada em toda escola municipal de Placas - Pará
Fundamental – EJA
SÉRIE/ANO
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PROVAS
Unificada: Ver critérios
gerais nesta matéria
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TRABALHO 1
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TRABALHO 2
(redação)
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CGA
Critério Geral
de Avaliação
|
4º ano
EJA
Fundamental Maior
|
01 prova por bimestre com
valor simbólico de 100
|
01 trabalho em Grupo por bimestre
com valor simbólico de 100
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01 trabalho Individual por
bimestre com valor simbólico de 100
|
Com valor simbólico de 100
especificado em 2,5 cada um
|
OBS
|
Escrita para entrega ao
docente
|
Escrito ou expositivo feita
extra classe na escola (inibir grupos de trabalho na casa dos alunos)
Como serão os
grupos de trabalhos ?
A critério de cada
professor.
O professor poderá passar
mais atividades inter ou estra classe para os alunos desde que não fuja da
forma padronizada de avaliação
|
Escrito feita na sala de
aula
CRITÉRIO DA REDAÇÃO
Ø Tema gerador que será sugerido pela
escola e desenvolvido por cada professor durante o bimestre na sala de aula =
2.5 pontos
Ø Coesão e coerência (ligação do
tema com o texto desenvolvido não fugir da estrutura do assunto) = 2,5 pontos
Ø Estética (estrutura como parágrafo,
alinhamento ou seja formatação do texto) = 2,5 pontos
Ø Ortografia e pontuação = 2,5 pontos
Total: 100 pontos
|
LEVA-SE EM
CONSIDERAÇÃO:
Ø Frequência = 2,5
Ø Comportamento
inter e extra sala (dentro do pátio da escola enquanto aula ativa) = 2,5
Ø Participação =
2,5
Ø Pontualidade =
2,5
Total: 100
|
As quatro notas de 100 ou a
que o aluno tirar serão divididas por 4 o que mostrará a nota real final do
mesmo
Exemplo: 1ª Av (100) + 2ª Av
(80) + 3ª Av (70) + 4ª Av (60) = 310 / 4 = Nota final (80)
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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO MUNICIPAL UNIFICADA
CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Série/Ano
|
Provas
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Trabalhos
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Obs
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1º Ano
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Prova escrita no método da
Prova Brasil (não vale nota, apenas para detectar se o discente assimilou o
conteúdo)
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Trabalhos que desenvolvam a
leitura e a escrita
|
OBS: A ficha é a base para
toda ação para detectar a assimilação ou não dos discentes (alunos) do
conteúdo aplicado, levando em conta o foco principal, a aprendizagem
(alfabetização)
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2º Ano
|
Prova escrita no método da
Prova Brasil (não vale nota, apenas para detectar se o discente assimilou o
conteúdo
|
Trabalhos que desenvolvam a
leitura e a escrita
|
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3º Ano
|
Prova escrita no método da
ANA (não vale nota, apenas para detectar se o discente assimilou o conteúdo)
|
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AVALIAÇÃO UNIFICADA
Construindo um projeto de Avaliação Unificada na rede Municipal de
Placas - Pará
Projeto formatado a partir de experiências adquiridas em assembleias
nacionais da qual o Secretário Participou, a Avaliação Unificada deverá
unificar a avaliação a nível de município, sendo assim o aluno do 3º ano do
Novo Paraiso iria fazer a mesma avaliação da área urbana, uma padronização para
que haja uma condição da SEME avaliar melhor a escola a cada bimestre e da
escola acompanhar seu aluno de forma mais eficaz.
Como funcionará
Os professores de cada área irão sentar com equipe da SEME obedecendo ao
currículo mínimo e efetuar uma quantidade de questões que ira ser escolhida por
uma equipe de pedagogos assim ira enviar as mesmas para o secretário de
educação que ira enviar as mesmas impressas para todas escolas municipais.
AVALIAÇÃO UNIFICADA
JUSTIFICATIVA
A rede
municipal de educação de Placas tem apresentado resultados oscilatórios nos
índices de avaliação externa. Isso reflete a necessidade de constituir
políticas públicas que tenham continuidade e que contribuam para a melhora
contínua da qualidade de nossa educação. No que tange a avaliação o que se
observa é a falta de critérios claros nos processos avaliativos que possam
sustentar uma política de longo prazo de cumprimento do currículo municipal.
Nesse contexto que a avaliação unificada vai atuar na uniformização de uma
política de avaliação que possa ser utilizada continuamente na melhoria da
qualidade da aprendizagem dos alunos.
OBJETIVOS
Fazer um
prognóstico da assimilação dos conteúdos que passaram a ser trabalhados de
forma padronizada na Rede, em todas as unidades desse nível de atendimento e
que estão em execução desde o último ano.
METAS
1- Capacitar
os técnicos e professores coordenadores para elaboração das questões e
formatação da prova;
2- Contratar
empresa via licitação para impressão das provas;
3- Avaliar
todos os alunos do 3 ano a 8 séries do ensino fundamental
METODOLOGIA
Construção
da política de currículo de nosso município;
Definição
dos professores coordenadores;
Licitação de
gráfica responsável pela impressão
Formação dos
agentes envolvidos;
Estabelecimento
do cronograma de atividades e prazos;
CRONOGRAMA
Reunião com os
professores Coordenadores;
Realização de
licitação
Reunião com equipes
diretivas;
Formação com técnicos
e professores coordenadores;
Reunião com professores
por disciplina e séries para formação e elaboração de questões;
Envio das questões
com conteúdo do 1 bimestre;
Formatação da 1
avaliação unificada;
Envio para as escolas
Realização da prova
AVALIAÇÃO
A dinâmica de avaliação a
análise dos resultados acontecerá da seguinte forma:
1 encontro a cada dois meses
com a coordenação do projeto, os professores coordenadores e todos os
professores da disciplina ou turma;
1 encontro a cada 2 meses
entre a coordenação do projeto, técnicos da SEME, equipes diretivas e
professores coordenadores
EQUIPE TÉCNICA
Edilene Avellar – Coordenadora Geral
Sirlei Rosa Machado – Coordenadora e Normas, Legislação e Avaliação
Educacional;
Emerson Luís Soares Rodrigues – Coordenação de Educação no Campo e
Pedagogia da Alternância;
Antônio Valdivino – Supervisão da Esc. Irani de Andrade
Cleusa Faleiro – Supervisão da Esc. Almir Gabriel
Edna Silva – Supervisão da Esc. Ana Faleiro
Leovânia – Supervisora da Esc. Tancredo Neves
Daliane – Supervisora da Esc. Belarmina Soares
Raimundinha – Supervisora da Esc. Mec Seduc 200 A
Eli – Supervisor da Esc. Mec Seduc 170 A
Edilza – Supervisora da Esc. Padre Antônio
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com os critérios de avaliação agora unificados, aplicados de igual modo
em todas escolas municipais de Placas, o Secretário de Educação Marcelo Leal
propôs e foi integralmente aprovado pelas equipes diretivas também a avaliação
unificada, fazendo assim com que Placas tenha em 2015 critérios de avaliação e avaliação unificadas, prezando a inserção do município nos moldes nacionais onde
há provas unificadas nacionais como a Prova Brasil, a Avaliação Nacional de
Alfabetização (ANA), o Sistema Paraense
de Avaliação Educacional (SISPAE) que avalia a educação do estado do Pará
objetivando alcançar as metas estabelecidas no Pacto pela Educação do Pará.
Assim a SEME Placas poderá avaliar de forma mais eficaz a rede municipal de
ensino, preparando a mesma para alcançar as metas estabelecidas pelos Programas
e Provas Nacionais e estaduais como citamos acima.
2ª PARTE DA REUNIÃO: EDILENE
AVELAR E JOSÉ AGUINALDO
Assunto: Programa Federal MAIS
EDUCAÇÃO
O QUE É O MAIS EDUCAÇÃO?
O Programa Mais Educação, instituído pela
Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10,
constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação
da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação
Integral.
As escolas das redes públicas de ensino
estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de
acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macro
campos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer;
direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da
saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da
natureza e educação econômica.
Mais informações sobre o programa citado: Contatos
Programa Mais Educação
Coordenação Geral de Educação Integral
Diretoria de Currículos e Educação Integral (DICEI)
Esplanada dos Ministérios – Bloco L – Anexo II – Sala 301 / CEP: 70047 – 902
Telefone: (61) 2022-9039, 9184, 9185 e 9187.
E-mail: educacaointegral@mec.gov.br
Programa Mais Educação
Coordenação Geral de Educação Integral
Diretoria de Currículos e Educação Integral (DICEI)
Esplanada dos Ministérios – Bloco L – Anexo II – Sala 301 / CEP: 70047 – 902
Telefone: (61) 2022-9039, 9184, 9185 e 9187.
E-mail: educacaointegral@mec.gov.br
MAIS EDUCAÇÃO EM
PLACAS
O
Coordenador Municipal de Programa s Federais da SEME placas José Agnaldo
iniciou falando da parte técnica do Programa Mais Educação apresentando em
slides documentação necessária para prestação de contas das escolas que tem em
efetivação o programa federal.
Foi
visualizado vários documentos de necessidade para a legalidade e constituição
do Mais Educação em cada Escola.
A Secretária
Adjunta de Ensino Edilene Avelar construiu uma fala pautada na ênfase de zelo
pelo Programa Federal Mais Educação e expressou orientações pedagógicas
necessárias para a eficácia do mesmo em Placas.
No nosso
município existe o Programa Mais Educação nas seguintes escolas:
Belarmina
Soares
Escola Almir
Gabriel
Escola Ana
Faleiro
Escola Casa
Familiar Rural
Escola Irani
de Andrade
Escola José
Sarney
Escola Padre
Antônio
Escola
Tancredo Neves
Mec Seduc Km
170 A
Mec Seduc Km
172 B
Mec Seduc Km
197 A
Mec Seduc Km
200 A
Mec Seduc km
217 B
Mec Seduc Km
235 C
MENSAGEM FINAL
By
Claudiana Landim
É HORA DE RECOMEÇAR
“Não
importa aonde você parou ...
Em
que momento da vida você cansou...
O que
importa é que sempre é possível RECOMEÇAR.
Recomeçar
é dar uma nova chance a si mesmo...
É
renovar as esperanças na vida
E o
mais importante...
Acreditar
em você de novo.
Sofreu
muito neste período? Foi Aprendizado...
Chorou
muito? Foi limpeza de alma...
Ficou
com raiva das pessoas? Foi para perdoa-las um dia...
Sentiu-se
só por diversas vezes? É porque fechaste a porta até para os anjos...
Acreditou
que quase tudo estava perdido? Era o início de tua melhora...
Onde
quer chegar? Ir alto?
Sonhe
alto... Queira o melhor...
Se
pensarmos pequeno... Coisas pequenas teremos...
Mas
se desejarmos fortemente o melhor e principalmente
Lutarmos
pelo melhor, o melhor vai se instalar em nossa vida.
“Porque
sou do tamanho daquilo que vejo e não do tamanho da minha altura”
(Carlos
Drummond de Andrade)
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