quarta-feira, 29 de outubro de 2014

FORMAÇÃO DE SUPERVISORES PEDAGÓGICOS DE PLACAS





 Daiusa Marques (com pedagogos participantes da formação)


DESACERTOS NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL
AÇÕES SUPLANTARES

Sabemos que uma educação de qualidade e de suma importância para a excelência de nossos educandos, a SEME Placas busca incessantemente a qualidade do seu produto alfa que se consolida em uma educação verdadeiramente desalienadora e que forme cidadãos conscientes de seus diretos e deveres, assim sendo, estamos sempre procurando melhorar ainda mais, busca esta, que nos imbuiu ao chamada de nossos supervisores pedagógicos para uma formação de qualificação e discussão de problemas encontrados no processo educacional.

A formação aconteceu dia 28 de outubro no legislativo municipal e foi presidida pela Secretária Adjunta de Ensino Daiusa Marques que iniciou a mesma com uma mensagem de incentivo o que provocou a participação de todos discorrendo sobre o tema elencado na mensagem inicial que tratava da “união ou trabalho em grupo”. Na sequência o montante dos participantes foi dividido em grupos com temas atípicos para discussão e apresentação das propostas dentro do tema gerador: DESACERTOS NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL: AÇÕES SUPLANTARES.

CADA GRUPO foi DESAFIADO A APRESENTAR UMA SOLUÇÃO para sua temática que se concretava em uma problemática típica das escolas hodiernas.

TEMÁTICAS
GRUPO 01: TEMA: ENSINO/APRENDIZAGEM/AVALIAÇÃO
GRUPO 02: INDISCIPLINA/FALTAS/BAIXO DESEMPENHO
GRUPO 03: AGRESSÃO FÍSICA E VERBAL ENTRE DISCENTES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

SÍNTESE DE CADA GRUPO

GRUPO 01: ENSINO/APRENDIZAGEM/AVALIAÇÃO
Componentes: Antônio Valdivino, Edilene Avellar, Edineide Pelisson, Claudiana Landim.
Ministrante: Antônio Valdivino

O grupo trouxe uma experiência já aplicada em escolas urbanas onde a metodologia diferenciada através da inserção de músicas, de lúdicos, de visita às famílias de alunos com deficiência pedagógica entre outros, assim como a decida do docente do pedestal de “ser superior” que se pendura através da história educacional do país, conseguiu resultados satisfatório na dilatação da frequência e do aproveitamento demostrado através do diagnóstico obtido pela planilha pedagógica final da escola. O grupo fez uma ampla e aplausível discussão pedagógica sobre suas experiências pedagógicas na solução do problema lhes apresentado que alargou muito a ótica dos presentes sobre a mazela pedagógica da sua pauta. A experiência requintada com resultados altamente positivos na retenção do ensino, da aprendizagem e da avaliação deficitária pode ser acessada através do Srº Antônio Valdivino (supervisor pedagógico da Escola Irani de Andrade).

GRUPO 02: INDISCIPLINA/FALTAS/BAIXO DESEMPENHO
Componentes: Cleuza Faleiro, Eliete Francisco, Ely Cavalcante, Edina Silva, Janete Vieria, Valquiria Goergem.
Ministrantes: Cleuza Faleiro e Edina Silva

O grupo apresentou soluções para a indisciplina na escola efetuando visita aos pais ou chamando os mesmos para reunião na escola efetuada por turma ou série onde acontece palestras motivacionais e técnicas, já para o baixo rendimento de aluno o grupo apresentou a solução no dialogo entre professor/aluno/supervisão escolar fazendo mais consciente o discente de sua situação no requisito notas para que o mesmo passasse atuar mais neste controle, feito entre ele o docente, o que dilatou o interesse dos discentes pelas disciplinas em deficiência. O grupo citou que as faltas, a indisciplina, assim como o baixo desempenho foi abrandado a partir do momento em que a equipe pedagógica passou a acompanhar especificamente cada caso, fazendo assim um atendimento personalizado e mais eficaz.

GRUPO 03: Agressão física e verbal entre discentes nas instituições de ensino (bullyng)
Componentes: Selma Ribeiro, Emerson Luís, Iris Regina, Marlucia Matos, Tânia Rogrigues.
Ministrante: Emerson Luís

O grupo apontou a solução do problema no dialogo entre os agentes das agressões e em casos mais graves entre os agressores/responsáveis/pedagogo. A supervisão pedagógica tem que inibir de forma aniquiladora os casos de agressões para que tal fato não se consolide bullyng o que poderá causar uma situação embaraçadora que envolvera a instituição de ensino e a justiça comum. O grupo gerou um debate verbal entre os presentes que levou a discussão do problema tema do mesmo que hoje é realidade rotineira da maioria das instituições de ensino. O grupo enfatizou o dialogo com agente alfa na solução dos problemas surgidos nas escolas no decorrer do ano letivo e citou a Escola Tancredo Neves (urbana) como o palco onde se colocou a prova a concretação e eficácia da teoria do dialogo apresentada pelo mesmo.


IMPLICAÇÃO FINAL

Após discussões e considerações, os presentes detectaram algumas mazelas que deverão ser corrigidas futuramente para a eficácia total da educação municipal.

ENCAMINHAMENTOS
Extraídos da discussão concretada na formação para supervisor pedagógico placaense.

01 - Avaliação diagnóstica inicial como instrumento para tomada de ações concretas para a arrancada vitoriosa do ano letivo;

02 – Arquivar na documentação de cada discente todo diagnóstico efetuado com os mesmos, haja vista que a vida escolar legal de cada aluno e concretada na apresentação de documentação comprovatória de sua vida letiva na instituição de ensino;

03 – Dilatar a relação entre supervisão pedagógica e professores, no quesito solução dos problemas, na vida letiva rotineira de cada instituição de ensino;

04 – Registrar toda ação tomada na escola através de atas, imagens, áudio ou quaisquer documentos comprovatório da ação tomada pela instituição escolar no reparo de problema surgidos no decorrer do ano letivo;

05 – Aplicação de provas na escola deve ter o aval direto do supervisor pedagógico antes de sua aplicação;

06 – Suplantar as mazelas escolares através de ações que concretize a conscientização dos alunos e funcionários de seus direitos e deveres e oferta de palestras com temas sobre relacionamento grupal assim como as leis que regem as relações concretadas dentro do uma instituição de ensino;

07 – Semana de avaliação: Cada pedagogo deverá resolver o problema surgidos na sua escola referente a semana de prova no que se refere a dispensa dos alunos em horário atípico ao rotineiro.


Após analise dos encaminhamentos tomados, extraiu dos mesmos algumas temas chaves:

TEMAS CHAVES:
Avaliação diagnóstica inicial;
Documentação comprobatória de ações tomadas;
Dilatação da relação docente/pais /pedagogo;
Avaliação em comum acordo docente/pedagogo;
Suplantar prováveis mazelas com ações prévias.


 Daiusa (secretária adjunta de ensino) Valdivino e Edineide (supervisores pedagógicos)

 “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”


“A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”


Supervisores pedagógicos e membros da SEME na formação

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