segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Vem aí a GABs 2014: Escola Belarmina Soares - Vila Bela Vista

Vem aí a GABs 2014
A maior gincana educacional da área rural de Placas

Gincana Anual da Belarmina Soares

Dias 05 e 06 de setembro da escola Belarmina Soares
Vila Bela Vista - Km 221 - Br 230

Toda a Comunidade Placaense é convidada da Escola anfitriã do evento.
 Programa Completo
Dia 05/09/2014
7:30
Lanche
8:00
Desfile
11:30
Almoço
12:30
Inicio da gincana: Com provas de conhecimentos das disciplinas curriculares, brincadeiras e provas diversas.
15:00
Lanche
18:00
Termino

Dia 06/09/2014
18:00
Inicio com abertura
19:00
Apresentação da 1ª prova um vídeo abordando o tema da gincana e problemas ambientais da nossa comunidade
19:30
Dança regional
20;00
Dublagem
20:30
Desfile garoto e garota estudantil
21:00
Declamação de poesia ou música
21:30
Paródia
22:00
Show de calouro


Saiba mais sobre este projeto inovador da Escola Belarmina Soares.

Gabs 2014
 
APRESENTAÇÃO

A escola, ao tomar para si o objetivo de formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade, buscando alcançar objetivo de ensino e de competição, onde estejam em consonância com as questões sociais que marca cada momento da vida de cada um, cuja aprendizagem e assimilação  são as condições essenciais para que os alunos possam exercer seus direitos e deveres. É fundamental que a escola assuma a valorização da cultura de seu próprio grupo e, ao mesmo tempo busque ultrapassar seus limites, tanto no que diz respeito aos conhecimentos socialmente relevante da cultura brasileira. As competições tanto esportivas como competição de gincana surgiram, pelo principio de alteração e competição que existe entre os seres humanos, é que através do lúdico também se pode comprovar a prática e quando a possibilidade da livre escolha, onde pode ser vivenciada na escola de forma amável e diversificada, onde adequará um amplo conhecimento de suas diferentes modalidades. Sendo assim, as gincanas são tão importantes no currículo escolar como as demais disciplinas instruídas no ensino fundamental maior e EJA, de todas as escolas, que se preocupam com a formação social e intelectual do cidadão.



INTRODUÇÃO

Atualmente discute-se a importância de gincanas e competições dentro de um contexto sócio-político-cultural, visando à melhoria da educação e o exercício pleno da cidadania. Diante o exposto pode-se dizer que o aprendizado é proposto de forma a propiciar aos alunos o desenvolvimento de uma compreensão do mundo onde dê  condições de continuamente colher e processar informações, desenvolvendo sua comunicação, tomar decisões, ter atuações positivas e critica em seu meio social. Para tanto, o desenvolvimento de atitudes e valores é tão essencial quanto o aprendizado de conceitos e de procedimentos. Nesse sentido é responsabilidade da escola promover eventos como gincanas, debates, visando o entendimento da ciência como construção histórica é como saber prático superando as limitações do ensino passivo. 



JUSTIFICATIVA

As competições e gincanas tem um papel fundamental no desenvolvimento das pessoas e da sociedade, papel esse que se manifesta na saúde física, mental e intelectual de quem o pratica além de contribuir para a socialização das pessoas no orgulho pátrio, também em cooperar na formação do cidadão. Com tal intencionalidade faz-se necessário à elaboração da VIII GABS da Escola Belarmina Soares considerando que a competição e a cultura são instrumentos para o benefício da saúde, do desenvolvimento social dos  praticantes ou não, além de ser instrumento de integração entre as comunidades e Poder Público. Tendo em vista que após as férias a maioria dos alunos fica um longo período sem contato uns com os outros, as competições se justificam como troca de experiências vivenciadas neste período. Este será o momento de colocar a conversa em dia, bem como interagir com os colegas do período contrário ao seu. Assim, através das competições e a cultura haja a interação entre os alunos no segundo semestre de aula. Ratificando essas informações destacamos as competições como um produto histórico-cultural que difunde ideologias e significados inerentes à sociedade. Portanto, a prática competitiva tem seu lugar mais do que de destaque dentro da sociedade, mostrando a população sua função educativa.




OBJETIVOS

GERAL:

Integrar através das competições e cultura todos os alunos, professores e demais funcionários da escola Belarmina Soares, no intuito de contribuir para a construção da cidadania e de um mundo melhor e mais solidário.


ESPECIFICO:

Contribuir com o desenvolvimento integral do aluno como seres sociais, autônomos, democráticos e participantes.
Proporcionar a reflexão teórica ampliando o debate sem, contudo, perder a dimensão das práticas cotidianas.
Estimular o pleno exercício da cidadania.
Garantir o conhecimento de várias modalidades esportivas.
Integrar os alunos no início do segundo semestre de aula através do esporte e da cultura;
Proporcionar momentos de cultura e lazer aos alunos fora das atividades formais do currículo escolar;
Incentivar, através do esporte e cultura, a solidariedade, compreensão, espírito de coletividade.

 
D"Ávila da Conceição: Gestora da Escola Belarmina Soares


Celson Almeida: Vice Gestor da Escola Belarmina Soares





Fonte: Escola Belarmina Soares
Imagens: Rede sociais, EBS e SEME Placas
Edição: Lisvaldo Tomaela - SEME Placas


Nenhum comentário:

Postar um comentário