Vem aí a GABs 2014
A maior gincana educacional da área rural de Placas
Gincana Anual da Belarmina Soares
Dias 05 e 06 de setembro da escola Belarmina Soares
Vila Bela Vista - Km 221 - Br 230
Toda a Comunidade Placaense é convidada da Escola anfitriã do evento.
Programa Completo
Dia 05/09/2014
|
|
7:30
|
Lanche
|
8:00
|
Desfile
|
11:30
|
Almoço
|
12:30
|
Inicio da gincana: Com provas de conhecimentos das
disciplinas curriculares, brincadeiras e provas diversas.
|
15:00
|
Lanche
|
18:00
|
Termino
|
Dia 06/09/2014
|
|
18:00
|
Inicio com abertura
|
19:00
|
Apresentação da 1ª prova um vídeo abordando o tema
da gincana e problemas ambientais da nossa comunidade
|
19:30
|
Dança regional
|
20;00
|
Dublagem
|
20:30
|
Desfile garoto e garota estudantil
|
21:00
|
Declamação de poesia ou música
|
21:30
|
Paródia
|
22:00
|
Show de calouro
|
Saiba mais sobre este projeto inovador da Escola Belarmina Soares.
Gabs 2014
APRESENTAÇÃO
A escola, ao tomar para si o objetivo de formar
cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade, buscando
alcançar objetivo de ensino e de competição, onde estejam em consonância com as
questões sociais que marca cada momento da vida de cada um, cuja aprendizagem e
assimilação são as condições essenciais
para que os alunos possam exercer seus direitos e deveres. É fundamental que a
escola assuma a valorização da cultura de seu próprio grupo e, ao mesmo tempo
busque ultrapassar seus limites, tanto no que diz respeito aos conhecimentos
socialmente relevante da cultura brasileira. As
competições tanto esportivas como competição de gincana surgiram, pelo
principio de alteração e competição que existe entre os seres humanos, é que
através do lúdico também se pode comprovar a prática e quando a possibilidade
da livre escolha, onde pode ser vivenciada na escola de forma amável e
diversificada, onde adequará um amplo conhecimento de suas diferentes modalidades.
Sendo assim, as gincanas são tão importantes no currículo escolar como as
demais disciplinas instruídas no ensino fundamental maior e EJA, de todas as
escolas, que se preocupam com a formação social e intelectual do cidadão.
INTRODUÇÃO
Atualmente discute-se a importância de gincanas e
competições dentro de um contexto sócio-político-cultural, visando à melhoria
da educação e o exercício pleno da cidadania. Diante
o exposto pode-se dizer que o aprendizado é proposto de forma a propiciar aos
alunos o desenvolvimento de uma compreensão do mundo onde dê condições de continuamente colher e processar
informações, desenvolvendo sua comunicação, tomar decisões, ter atuações
positivas e critica em seu meio social. Para tanto, o desenvolvimento de
atitudes e valores é tão essencial quanto o aprendizado de conceitos e de
procedimentos. Nesse sentido é responsabilidade da escola promover eventos como
gincanas, debates, visando o entendimento da ciência como construção histórica
é como saber prático superando as limitações do ensino passivo.
JUSTIFICATIVA
As
competições e gincanas tem um papel fundamental no desenvolvimento das pessoas
e da sociedade, papel esse que se manifesta na saúde física, mental e
intelectual de quem o pratica além de contribuir para a socialização das
pessoas no orgulho pátrio, também em cooperar na formação do cidadão. Com tal
intencionalidade faz-se necessário à elaboração da VIII GABS da Escola Belarmina
Soares considerando que a competição e a cultura são instrumentos para o
benefício da saúde, do desenvolvimento social dos praticantes ou não, além de ser instrumento
de integração entre as comunidades e Poder Público. Tendo
em vista que após as férias a
maioria dos alunos fica um longo período sem contato uns com os
outros, as competições se justificam como troca de experiências vivenciadas neste
período. Este será o momento de colocar a conversa em dia, bem como interagir
com os colegas do período contrário ao seu. Assim, através das competições e a
cultura haja a interação entre os alunos no segundo semestre de aula. Ratificando essas informações
destacamos as competições como um produto histórico-cultural que difunde
ideologias e significados inerentes à sociedade. Portanto, a prática competitiva
tem seu lugar mais do que de destaque dentro da sociedade, mostrando a
população sua função educativa.
OBJETIVOS
GERAL:
Integrar através das competições e cultura
todos os alunos, professores e demais funcionários da escola Belarmina
Soares, no intuito
de contribuir para a construção da cidadania e de um
mundo melhor e mais solidário.
ESPECIFICO:
Contribuir com o desenvolvimento integral do
aluno como seres sociais, autônomos, democráticos e participantes.
Proporcionar a reflexão teórica ampliando o
debate sem, contudo, perder a dimensão das práticas cotidianas.
Estimular o pleno exercício da cidadania.
Garantir o conhecimento de várias modalidades
esportivas.
Integrar os alunos no início do segundo
semestre de aula através do esporte e da cultura;
Proporcionar momentos de cultura e lazer aos alunos fora das
atividades formais do currículo escolar;
Incentivar, através do esporte e cultura, a solidariedade,
compreensão, espírito de coletividade.
D"Ávila da Conceição: Gestora da Escola Belarmina Soares |
Celson Almeida: Vice Gestor da Escola Belarmina Soares |
Fonte: Escola Belarmina Soares
Imagens: Rede sociais, EBS e SEME Placas
Edição: Lisvaldo Tomaela - SEME Placas
Nenhum comentário:
Postar um comentário